Em dia de jogo, Belo Horizonte tem manifestação tímida no centro

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Isabela Noronha/UOL

    Manifestantes encaram policiais durante protesto em Belo Horizonte

    Manifestantes encaram policiais durante protesto em Belo Horizonte

Manifestantes ocuparam a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, no início da tarde deste sábado. No mesmo horário, policiais militares cercaram a região, fechando o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas.

A manifestação ocorre no dia em que a cidade sedia a primeira partida das oitavas de final, em que Brasil disputa uma vaga com o Chile no Mineirão. 

Segundo a polícia militar na Praça Sete, cerca de 150 manifestantes participaram do ato, porém, pouco após as 13h, horário em que começou o jogo da seleção brasileira, o número caiu para menos de cem.

Por volta das 14h, a Assembléia Popular Horizontal, um dos principais movimentos presentes à manifestação, encerrou sua participação após fazer um cordão em frente aos policiais. 

"Já cumprimos o que tínhamos combinado, que era fazer o ato e intervenções lúdicas, para deixar claro que estamos sendo calados", diz Maria da Consolação, integrante do movimento.

Sobre o pequeno número de manifestantes, ela descartou qualquer relação com o jogo do Brasil. "O que aconteceu foi que alguns jornais deram na manchete que viríamos 'travar um novo embate' com a polícia. Isso constrangeu as pessoas."

Segundo a polícia, até 14h15 não houve registros de confrontos, presos ou apreensões no local.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos