Polícia gaúcha encontra barra brava em Porto Alegre e ordena saída do país
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
Um torcedor argentino considerado violento, cujo nome estava presente na lista dos 2,1 mil entregues pela polícia argentina à brasileira, entrou legalmente no país e foi abordado pela Polícia Federal em Porto Alegre na tarde de quinta-feira. A ação, conjunta com policiais argentinos e a Brigada Militar ordenou a saída dele do país até a noite desta sexta.
Segundo a Polícia Federal do RS, o torcedor entrou de forma legal no país, em uma falha do controle feito na fronteira. O nome do aficionado não foi divulgado.
A abordagem ocorreu no fim da tarde de quinta-feira, no Shopping Praia de Belas, que fica próxima ao Beira-Rio. O argentino foi encaminhado à sede da Polícia Federal na capital gaúcha. Não houve registro de confusão protagonizada por ele.
Assim, os policiais deram prazo de 24h para sua saída do país e o monitoramento será feito pelo registro de estrangeiros que deixam o Brasil na fronteira. O período terá fim na noite desta sexta.
Ao todo, 28 estrangeiros foram detidos até quarta-feira, data em que Argentina e Nigéria se enfrentaram em Porto Alegre. A maioria deles, argentinos. A maior parte dos casos se refere a furtos próximo a barreira policia que impediu a passagem dos que não tinham ingresso para as cercanias do Beira-Rio.
A estimativa oficial da Brigada Militar é que entre 80 e 100 mil argentinos tenham passado pela capital gaúcha entre segunda e quarta-feira. A maioria deles já deixou o país. Até quarta-feira, 32 barra bravas tinham sido impedidos de entrar no Brasil, segundo a PF.