Pela primeira vez Copa terá duas seleções africanas nas oitavas de final

Do UOL, em São Paulo

  • Clive Rose/Getty Images

A Copa do Mundo de 2014 já é histórica para o futebol africano. Esta é a primeira vez que mais de uma seleção da África se classifica para as oitavas de final da competição. Os responsáveis pelo feito inédito são Argélia e Nigéria.

Sorteada no grupo F, a Nigéria era pouco cotada para seguir na competição e ficar entre as 16 melhores do torneio. Muitos apostavam que Argentina e Bósnia seriam as classificadas. No entanto, os nigerianos surpreenderam e conseguiram uma das vagas. A partida chave foi a vitória por 1 a 0 sobre os bósnios, que aconteceu no último sábado.

Já a classificação da Argélia foi ainda mais emocionante. No grupo H, ao lado de Bélgica, Coreia do Sul e Rússia, o time africano era visto como "azarão". Mas a vitória sobre a Coreia do Sul, por 4 a 2, e o suado empate com a Rússia, por 1 a 1, colocaram os argelinos nas oitavas de final.

Esta é a oitava Copa em que representantes da África chegam até as oitavas de final. A primeira a conseguir o feito foi a de Marrocos, em 1986. Depois, foi a vez de Camarões conseguir, em 1990. Em seguida, a Nigéria avançou em 94 e 98. Em 2002, o surpreendente Senegal esteve entre as 16 melhores. Em 2006 e 2010, Gana representou os africanos.

Apenas três seleções africanas foram ainda mais longe e chegaram até as quartas. Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010.

Vale destacar que o Mundial só passou a ter oitavas de final em 1986, quando ainda era disputado por apenas 24 seleções. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos