Lugano se diz indignado e considera punição a Suárez injusta

Do UOL, em São Paulo

Zagueiro e capitão do Uruguai, Diego Lugano se mostrou indignado diante da punição ao atacante Luis Suárez, que tomou um gancho de nove jogos e perderá o resto da Copa do Mundo.

"Indignação, impotência: creio que é isso que todos sentimos. Todos queremos um mundo mais justo, mas esse mundo simplesmente não existe", escreveu o jogador em uma postagem publicada em sua página do Facebook.

Ele também sugeriu que o time uruguaio estaria sendo perseguido pelos "que mandam". "Os que mandam, mandam, e os fortes são os fortes... não nos julgam com a mesma lei."

"Abraço a Luis, que como sempre se levantará", escreveu Lugano, que também confortou a família de seu companheiro de seleção.

"Nada nem ninguém nos deterá. Seguiremos adiante com humildade, união, compromisso, reconhecimento de erros e de cabeça erguida sempre", afirmou.

Ele já havia defendido Suárez ao minimizar a mordida que ele deu em Chiellini e afirmado que o atacante é vítima de uma perseguição da imprensa.

A defesa de Suárez não admite que ele tenha mordido Chiellini, embora as imagens da partida deixem claro que isso aconteceu.

Ele é reincidente neste tipo de agressão e, com o gancho estipulado pela entidade, não poderá mais atuar na Copa do Mundo - a decisão vale a partir deste sábado, quando o Uruguai encara a Colômbia pelas oitavas de final. Além disso, ele pagará multa e terá de cumprir quatro meses afastado de qualquer atividade no futebol, incluindo partidas com o seu clube, o Liverpool, e a presença em estádios.
 
O árbitro não viu o lance, e a Fifa teve de abrir uma investigação, colhendo imagens e versões dos envolvidos para decidir ou não por uma punição retroativa. O fato de Suárez já ter um histórico de mordidas pesou: ele agrediu a dentadas um rival do PSV quando atuava no Ajax, em 2010, e em 2013 repetiu o gesto em jogo do Liverpool contra Branislav Ivanovic, do Chelsea. Em ambos os casos ele foi suspenso, sendo que na reincidência o gancho foi de dez jogos.
 
"Esse tipo de comportamento não pode ser tolerado em um campo de futebol, e em particular em uma Copa do Mundo em que milhões de pessoas estão vendo as estrelas no campo. O Comitê Disciplinar levou em conta todos os fatos do caso e o grau de culpa do senhor Suárez de acordo com as relevantes previsões no código. A decisão é válida assim que comunicada", disse Claudio Sulser, presidente do Comitê Disciplinar, sobre a maior punição disciplinar já aplicada em uma Copa.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos