Festa de gringos em Porto Alegre rende 'dois carnavais' para ambulantes

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL

    O ambulante Ricardo Correa comemora as vendas com gringos em Porto Alegre durante a Copa do Mundo

    O ambulante Ricardo Correa comemora as vendas com gringos em Porto Alegre durante a Copa do Mundo

No mínimo dois dias antes, e um depois de cada jogo que Porto Alegre recebeu na Copa do Mundo o movimento de estrangeiros pelas ruas do bairro Cidade Baixa, conhecido pela vida noturna, foi muito grande. Nesta quarta-feira, a festa gringa teve ponto alto quando mais de 3 mil argentinos tomaram as ruas do local. E onde tem gente interessada em beber, há vendedores ambulantes. Com sorriso no rosto, os comerciantes informais explicam que os lucros de cada noite de Copa lucram o dobro do Carnaval. 

"O movimento foi mais forte com os holandeses. Tinha menos gente, mas com mais dinheiro. Foi a melhor noite. Os argentinos não gastam muito, mesmo que venham em maior número", explicou Ricardo Correa, que estacionou sua banca de bebidas na Avenida General Lima e Silva na noite desta quarta. 
 
Segundo os ambulantes, as vendas aumentaram muito. Dias que normalmente não há movimento algum, como segunda e terça-feira, viraram atrações. E estoques precisaram ser reforçados. 
 
"Tive que me preparar bem. Comprei mais do que normalmente. É um estoque bem ao estilo grande evento, tipo Carnaval mesmo", comentou. 
 
E a comparação com o Carnaval é inevitável. Com lucro beirando os R$ 500 por noite, começando o trabalho perto das 22h e levando a banca aberta até por volta das 04h, um dia de festa gringa dobra o resultado da comemoração típica brasileira.
 
"É muito maior que o Carnaval. Nosso lucro chega a ser duas vezes maior. Quem chega mais cedo, acaba lucrando até mais que isso", disse Jeferson Ferreira, que estacionou sua banca alguns metros mais para frente. 
 
"No Carnaval há muito mais gente vendendo. E ainda temos que respeitar as promoções das marcas de cerveja que patrocinam o evento. Então, com a liberdade que temos em dias comuns, nosso lucro acaba sendo bem maior sim. Bom se fosse Copa do Mundo todo ano", sorriu Ricardo. 
 
E não é somente com bebidas que o fluxo de caixa aumentou. Cachorro-quente, churrasquinho, tudo acaba sendo consumido pelos que aproveitam a festa ao ar livre. 
 
"Os argentinos não gastam muito, mas estamos esperançosos com os alemães. Eles bebem bastante", brincou Jeferson. 
 
A Alemanha jogará em Porto Alegre na próxima segunda-feira, caso confirme o primeiro lugar no grupo H da Copa do Mundo. Nesta quinta, o time europeu enfrenta os Estados Unidos e depende apenas de um empate para confirmar tal situação. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos