EUA provam que também são fanáticos por futebol e festejam vaga nas ruas

Das agências internacionais, em Los Angeles (EUA)

  • REUTERS/Lucas Jackson

    Americanos comemoram classificação na Copa do Mundo sob Ponte de Manhattan, em Nova York

    Americanos comemoram classificação na Copa do Mundo sob Ponte de Manhattan, em Nova York

Está cada vez mais evidente como o futebol cresceu nos Estados Unidos dentro e fora dos gramados. Nesta quinta-feira, torcedores norte-americanos foram à loucura com a classificação da seleção nacional para as oitavas de final da Copa do Mundo. Bares, pubs, praças e até um espaço sob uma ponte nova-iorquina foram tomados por fanáticos pelo esporte, que não é o mais popular do país, pelo menos ainda.

"É bastante impressionante, ainda mais levando em conta que não somos um país no qual o futebol é unanimidade", comentou Zach Fuhr, de 23 anos de idade, com um copo de cerveja na mão.

A classificação norte-americana veio mesmo com a derrota por 1 a 0 para a Alemanha, em partida disputada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A chave ainda contava com Portugal e Gana, equipes com mais tradição no esporte.

"Já superamos as nossas expectativas. Principalmente levando em consideração que estávamos no grupo da morte", completou o entusiasmado torcedor da terra do Tio Sam.

A popularidade do "soccer" na nação que conta com outros esportes mais fortes como futebol americano, basquete e beisebol, já havia sido evidenciada também pela audiência televisiva, que contabilizou cerca de 25 milhões de telespectadores no empate com Portugal, número similar aos das finais de competições mais populares no país.

Esta é a quarta vez que os Estados Unidos conseguem avançar para as oitavas de final de uma Copa do Mundo. Sua melhor campanha até o momento foi em 2002, na Coreia do Sul e Japão, quando foi até as quartas de final do torneio. Na próxima fase, o time comandado pelo alemão Jurgen Klinsmann terá pela frente a Bélgica, líder do grupo H.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos