Maracanã repete esquema de segurança e militariza entorno antes de jogo

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vinicius Konchinski/UOL

    PMs voltaram a proteger entradas do Maracanã depois de invasões do estádio

    PMs voltaram a proteger entradas do Maracanã depois de invasões do estádio

Cinco horas antes do início de França x Equador, o Maracanã está sitiado. A PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) repete nesta quarta-feira o esquema de segurança reforçado para evitar invasões de torcedores e já proíbe até moradores dos arredores da arena da final do Mundial de 2014 de passear no entorno do espaço.

Esse de segurança já havia sido posto em prática pela PM-RJ no último domingo, quando o Maracanã recebeu Bélgica x Rússia. A partida foi a terceira da Copa do Mundo de 2014 realizada no estádio.

Nas duas anteriores, Argentina x Bósnia e Espanha x Chile, o Maracanã foi invadido por torcedores sem ingresso. No jogo da Argentina, foram pelo menos nove invasores. Já na partida do Chile, ao menos 88 pessoas sem ingresso entraram correndo na arena pela sala de imprensa.

A segunda invasão levou as forças de segurança a alterar o esquema de proteção do Maracanã para a Copa. O número de policiais empregados no entorno e dentro do estádio subiu de 2,5 mil para 3,1 mil.

Também foram instaladas barreiras para controle de acesso de pessoas à área do estádio. Quem não tem ingresso não entra. Morador do entorno do Maracanã só chega caminhando em casa caso apresente a policiais um comprovante de residência.

Esse é o mesmo esquema usado nesta quarta-feira. O bloqueio do tráfego de veículos nos arredores do estádio começou às 10h. Já a proibição para circulação de pessoas começou ao meio-dia. O jogo começa às 17h.

França x Equador é o último jogo da primeira fase da Copa do Mundo que será realizado no Maracanã. No sábado, o estádio recebe uma partida de oitavas de final: Colômbia x Uruguai, também às 17h.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos