Mais um técnico italiano cai na Copa, desta vez da seleção japonesa
Do UOL, em São Paulo
-
Flavio Florido/UOL
Alberto Zaccheroni assumiu a seleção japonesa em 2010 e conquistou dois títulos com os "samurais"
Esta não foi a Copa do Mundo para os italianos. Além da seleção nacional ter sido eliminada logo na primeira fase, o treinador Alberto Zaccheroni, que comandou a equipe do Japão durante a competição, anunciou sua saída do cargo nesta quarta-feira. Antes, o colega de profissão Cesare Prandelli já havia declarado que não permaneceria como técnico da Squadra Azzurra.
"Meu desejo era fazer a equipe avançar da fase de grupos e se classificar para as oitavas de final, mas fiquei muito decepcionado. Escolhi minha equipe, decidi a tática e a maneira de jogar, por isso assumo toda a responsabilidade", disse Zaccheroni.
O Japão fez sua última partida na Copa do Mundo na última terça-feira (24/06), quando foi goleado por 4 a 1 pela Colômbia na Arena Pantanal, em Cuiabá. O selecionado japonês somou apenas um ponto no grupo C, ficando com a lanterna da chave que tinha também Grécia e Costa do Marfim.
Aos 61 anos de idade, Alberto Zaccheroni aceitou o comando do Japão em 2010 e conquistou a Copa da Ásia no ano seguinte ao vencer a Austrália por 1 a 0 na decisão. Antes, já havia treinado clubes como Lazio, Milan, Inter de Milão e Juventus. Nos rossoneri, conquistou o Campeonato Italiano da temporada 1998/99.