Mais de 100 trabalhadores passam mal em jogos. Pernambuco notifica governo

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

A Secretaria de Saúde de Pernambuco notificou ao Ministério da Saúde sobre a grande quantidade de trabalhadores da Fifa que trabalham na Arena Pernambuco e que têm passado mal durante os jogos.

Os números oficiais da Secretaria de Saúde de Pernambuco apontam para crescimento no número de atendimentos médicos dentro da arena em dia de jogos.

Até agora foram registrados 124 atendimentos a trabalhadores nos três jogos realizados até o momento. Outros dois ainda estão marcados para o estádio.

Na segunda partida, seis funcionários deles teriam passado mal por conta de comida estragada oferecida pela Fifa . A Vigilância Sanitária recolheu 320 kg de alimentos que foram incinerados. O Comitê Organizador Local nega vínculo entre os atendimentos e as refeições.

Na última partida, a arena registrou recorde trabalhadores que precisaram de atendimento: 64 ao todo, mais que o dobre da estreia do estádio na Copa.

"Atribuímos esse aumento de trabalhadores atendidos ao acúmulos de jogos. As pessoas são as mesmas. Esse jogo demandou aumento do público, aumento o serviço de toda ordem. Já notificamos o Ministério da Saúde para saber se há algum problema da saúde do trabalhador", disse secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Eronildo Felisberto.

Apesar de preocupação, nenhum caso grave foi registrado na última partida. "Eles tiveram náusea, dores musculares, coisas simples. As pessoas voltaram a trabalhar normalmente, não houve nenhum fato que chamasse a atenção", informou.

Sobre a alimentação servida aos trabalhadores, o secretário informou que a situação já foi resolvida. "As empresas foram modificadas pela Fifa. As pessoas que tiveram sintomas, como mal estar, náusea, estão passando por uma investigação. Vinte e duas pessoas estão passando por essa investigação epidemiológica. Até esta terça-feira nenhum agravamento do quadro", disse Felisberto.

O UOL procurou o Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, que informou que não há nenhuma investigação em curso sobre os possíveis problemas.

Atendimentos a funcionários por jogo:
Croácia x México (23 de junho) - 64
Itália x Costa Rica (20 de junho) - 37
Costa do Marfim x Japão (14 de junho) - 23

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos