Técnico do Japão exime jogadores e chama a responsabilidade pela eliminação

Do UOL, em São Paulo

O Japão pode ser considerado uma das grande decepções da Copa do Mundo. Eliminado logo na primeira fase em um grupo relativamente fácil, os asiáticos somaram apenas um ponto em três partidas disputadas. Para o técnico Alberto Zaccheroni, a responsabilidade pela eliminação deve ficar na sua conta, e não na dos atletas que vestiram a camisa japonesa pelos gramados brasileiros.

"Infelizmente, o que eu vou levar é uma memória de que falhamos nos dois primeiros jogos. Não jogamos como estamos acostumados. Eu vi esse time jogar muitas vezes antes, vi os treinos, e sei que nós podíamos fazer muito mais. Estou certo de que aqui no Brasil eu trouxe um grande elenco, que podia ter feito muito mais. Como técnico, assumo a responsabilidade por isso", declarou o comandante italiano.

Alberto Zaccheroni ainda discordou das críticas feitas aos seus dois principais jogadores Shinji Kagawa e Keisuke Honda, que atuam por Manchester United e Milan, respectivamente.

"Não concordo sobre as críticas aos atletas. Honda jogou bem. É o jogador com mais físico do elenco, e sempre se entrega muito. Ele está sempre ajudando a roubar bolas. Eu acho que as pessoas pensam nas bolas que ele toca, mas é preciso ver tudo que ele entrega ao time, e não apenas o que faz individualmente. Todo o time tem de ser considerado, e ele não foi um ponto negativo", explicou.

Uma vez que a culpa não foi dos jogadores, Zaccheroni julgou o estilo de jogo desenvolvido pela equipe como errado, principalmente nas duas primeira partidas do Japão, quando foram derrotados pela Colômbia e empataram com a Grécia.

"Nós devíamos ter atacado e encarado a competição de forma diferente. Deveríamos estar no campo com um nível melhor e ter mais posse de bola, mas não fomos capazes. Deveríamos passar mais rapidamente a bola no nosso campo e agrupar mais rapidamente a equipe, mas isso não aconteceu nas duas primeiras partidas. A única partida em que jogamos bem e com intensidade foi a terceira, mas foi pouco", completou.

O Japão se despediu da Copa do Mundo na última colocação do grupo C, com um ponto conquistado e apenas dois gols marcados. A Colômbia ficou com a primeira colocação, com nove pontos, seguida pela Grécia, com quatro, e a Costa do Marfim, com três. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos