Prefeitura pede para que carioca evite passear no Maracanã durante a Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Alexandre Macieira/Riotur

    Segurança faz com que moradores sejam impedidos de circular na área do Maracanã

    Segurança faz com que moradores sejam impedidos de circular na área do Maracanã

A implantação de um novo esquema de segurança do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 levou a Prefeitura do Rio de Janeiro a fazer uma nova recomendação aos moradores da cidade sem ingresso do torneio: evitem ir até o estádio em dias de jogos do Mundial.

A recomendação foi feita nesta terça-feira pelo presidente da Rioeventos, Leonardo Maciel. Em entrevista coletiva concedida no início desta tarde, ele reconheceu que o estádio é um lugar público e de grande atrativo turístico, principalmente, quando recebe jogos do Mundial. Apesar disso, Maciel pediu aos cariocas que não se dirijam ao Maracanã.

"O Maracanã é um local público, mas estamos fazendo uma Copa do Mundo. Não é uma coisa trivial", afirmou ele. "A nossa recomendação é evitar Maracanã no momento do jogo."

O presidente da Rioeventos lembrou que um há forte esquema de segurança no Maracanã devido à Copa. Esse esquema foi reforçado já no final de semana depois que o estádio sofreu duas invasões nos dois primeiros jogos do Mundial. Numa delas, pelo menos 87 torcedores chilenos entraram no estádio sem ingresso.

Depois que isso aconteceu, a Polícia Militar do Rio de Janeiro ampliou as restrições para circulação de pessoas na área do Maracanã em dias de partidas. No último jogo, até pessoas que moram ao lado do estádio só puderam circular em seu entorno apresentando a policiais comprovantes de residência.

Maciel, da Rioventos, não falou sobre o esquema de segurança do estádio para a próxima partida. Disse que isso é responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Mesmo assim, lembrou que devem haver restrições. Por isso a recomendação da prefeitura: "só dirijam-se ao Maracanã em caso de necessidade", disse.

Próximo jogo

O Maracanã recebe na quarta-feira o jogo entre França e Equador. O jogo está marcado para 17h. Por causa da partida, será feriado integral na cidade.

Sete horas antes do início da partida, começam as restrições para tráfego de veículos no entorno do estádio. Uma hora depois, essas restrições serão ampliadas. Mais de 20 ruas terão sua trânsito afetado.

Joaquim Diniz, diretor de Operações da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro), recomendou também que cariocas evitem circular de carro pela área do Maracanã. Já quem vai ao estádio ver o jogo deve priorizar o transporte público, principalmente o metrô.

A orientação é para que os torcedores utilizem metrô e trem no deslocamento. A estação Maracanã serve como acesso da torcida aos setores A, B e C. Já a estação São Cristóvão é o destino ideal para os portadores de bilhetes das entradas D, E e F.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos