Fifa admite erro no tira-teima em gol do Brasil

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O diretor de Tecnologia da Informação da Fifa, Niclas Ericson, admitiu erro da televisão oficial da entidade no tira-teima do gol de Fred diante de Camarões. Segundo ele, haverá uma revisão dos procedimentos para gráficos e tira-teima da televisão.

"Discutimos isso com a equipe de produção porque a linha foi traçada erradamente. Foi uma decisão rápida. Erros podem acontecer", afirmou Ericson, informando que a linha deveria ser desenhada a partir da bola e não do jogador que deu o passe para Fred. "Consideramos que temos os melhores produtores. Qualquer produtor pode errar, estamos revisando esse incidente. Pode ser traçado erradamente. Trabalhamos para acontecer menos."

Apesar do erro, ele afirmou que não vai deixar de mostrar os tira-teimas porque é um produto pedido pelas televisões transmissoras da Copa, que têm contrato. "Os broadcast gostam de ter esse conteúdo. E é parte disso. Mas não gostaria de falar sobre isso", contou ele, claramente incomodado com o assunto.

A HBS (Host Broadcast System) já admitira anteriormente no UOL Esporte que o tira-teima não é 100%, e está sujeito a erros humanos. Segundo Ericson, haverá maior apoio para os produtores para que acertem o produto. "Sei que foi discutido por muito minutos no ar aqui no Brasil. A decisão foi tomada pelo juiz. Se não está plenamente correto, os comentaristas podem corrigir. Trabalhamos para seja evitado."

Outro problema neste caso também foi o fato dos telões do estádio Mané Garrincha terem mostrado o lance. Normalmente, a transmissão feita para os palcos de jogos não exibe lances polêmicos para evitar que a torcida e até jogadores possam influenciar o árbitro. 

O erro da Fifa também foi alvo de "corneta" de Galvão Bueno. Durante a transmissão na TV Globo, o narrador chegou até a falar que sua emissora mostraria que o atacante do Brasil estava em condição legal.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos