Técnico do Japão lamenta "abordagem psicológica errada" para a Copa

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá

O italiano que comandou o Japão nos últimos quatro anos, Alberto Zaccheroni, acredita que as características físicas de seus atletas e a abordagem psicológica adotada para o Mundial foram os principais motivos para a fraca campanha da equipe, eliminada com um empate e duas derrotas no Grupo C. 

O técnico admitiu que seguiria por outro caminho se pudesse escolher a forma como trabalhar com seus atletas. 
 
"Na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, tivemos uma abordagem errada no ponto de vista psicológico. Se eu pudesse voltar no tempo, teria mudado essa abordagem para a Copa do Mundo", explicou na coletiva de imprensa após a derrota para a Colômbia, nesta terça-feira, por 4 a 1. 
 
Zaccheroni apontou a estreia, quando seu time saiu na frente da Costa do Marfim e cedeu o empate em poucos minutos no segundo tempo, como exemplo para as dificuldades que seu elenco enfrenta e que acabou tendo consequências no restante da campanha.  
 
"Se você não tem as condições físicas nas primeiras partidas, também não vai ter na terceira. Pode ser uma combinação de fatores, mas acho que tivemos uma abordagem errada no início. Eu acredito que nós podíamos ter feito melhor na Copa, tecnicamente e taticamente, se tivéssemos começado melhor. Fisicamente eu sei que podíamos ter feito muito mais. Eu sei disso, e meus jogadores também", disse. 
 
O treinador ainda explicou que a equipe não conseguiu atuar em suas três partidas no Brasil da maneira como ele tinha planejado, sem conseguir aproveitar a posse de bola. 
 
"Nós montamos uma defesa que era baseada na velocidade dos atletas, escolhemos zagueiros muito velozes e apostamos em um meio-campo e num ataque que seriam capazes de ajudar. Apostamos num time que correria riscos. Foi assim que jogamos vários jogos e que tivemos sucesso. Mas aqui no Brasil nós tivemos uma distância muito grande entre os jogadores. Isso colocou a defesa em problemas", concluiu
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos