Copa no Brasil já tem um sul-americano garantido nas semifinais

Do UOL, em São Paulo

Com cinco seleções sul-americanas classificadas para as oitavas em 10 equipes, o continente pode comemorar o feito de já ter garantido uma equipe entre as quatro melhores da Copa de 2014. Brasil, Uruguai, Colômbia ou Chile estarão nas semifinais do Mundial deste ano.

Como Chile e Uruguai ficaram na segunda colocação de suas chaves e Brasil e Colômbia no primeiro lugar, as quatro seleções ficaram do mesmo lado do cruzamento. Assim, o vencedor entre brasileiros e chilenos pegará quem ganhar entre colombianos e uruguaios nas quartas de final.

Ambos confrontos sul-americanos acontecerão no sábado. Brasil e Chile se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto Colômbia e Uruguai duelam no Maracanã, Rio de Janeiro.. As quartas de final da América do Sul serão no Castelão, em Fortaleza.

O outro país da América do Sul já garantido na próxima fase é a Argentina. Mas, Messi e companhia ficarão na outra chave se não forem derrotados pela Nigéria na última rodada e só cruzariam com Brasil, Uruguai, Colômbia ou Chile em uma eventual final.

O continente ainda tem o Equador como representante. No entanto, os equatorianos têm de vencer a França e torcer para a Suíça não golear Honduras, a diferença do saldo entre as seleções é de dois gols a favor dos sul-americanos. Se ficar na liderança do grupo, a seleção irá para o lado da chave do Brasil, se for segundo colocado, ficará junto da Argentina.

Até aqui na competição, os sul-americanos conquistaram 12 vitórias, três delas da campanha 100% dos colombianos. As equipes da América do Sul ainda empataram um jogo e perderam outros três.

Esse bom desempenho da América do Sul já havia acontecido na Copa de 2010. No entanto, naquela ocasião, o continente contava apenas com quatro equipes, quando todas passaram da primeira fase. E, mesmo sem a garantia das semifinais pelos cruzamentos, o Uruguai conseguiu chegar entre os quatro primeiros.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos