Após sondagem, PE descarta fechar praia para passeio de delegação dos EUA

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

A sondagem da delegação americana para fechar parte da praia da Boa Viagem para um passeio de jogadores e comissão técnica dos Estados Unidos foi totalmente descartada por autoridades pernambucanas nesta terça-feira (24).

"Houve realmente essa sondagem, um questionamento, mas fechar a praia a nossa legislação não permite; e eu não permitiria também. A segurança deve aturar sempre de forma discreta. Quanto mais polícia ostensiva, mais caminhão, mais capacete, mais poluição no ambiente da festa", informou o coordenador de Controle e Comando Regional da Secretaria de Defesa Social, Alexandre Lucena..

Para a chegada da delegação, prevista para às 17h desta terça-feira (24), foi montado um esquema especial de segurança, mas que deve atuar de forma discreta.

"Em tenho 700 policiais de inteligência trabalhando, justamente para reposicionar nosso pessoal. Estamos tomando o maior cuidado. A segurança pública está seguindo protocolos", explicou.

Para segurança da delegação, há o apoio de homens do FBI, que já estão na capital pernambucana para ajudar com informações. "Eles são vêm para apoiar com informações. Eles não estão armados no Recife e não podem atuar como policiais no Brasil. Desde o ano passado eles nos visitam".

Lucena também descartou a possibilidade de fechar ruas para garantir a segurança americana, como chegou a ser especulado por moradores próximos ao hotel onde vai ficar a delegação. "Não vai se fechar rua, só no horário de comboio de chegada e saída. Ali é área residencial, a cidade não para. Logicamente terá um reforço, principalmente na inteligencia, mas nada de outro mundo", finalizou.

Além da polícia, homens do Exército também estão a postos na entrada dos hotéis onde ficam as delegações. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos