Porto Alegre revela blindado para conter possível violência de argentinos

Das agências internacionais, em Porto Alegre (RS)

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Argentinos estão entre as maiores torcidas que vieram ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo

    Argentinos estão entre as maiores torcidas que vieram ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo

As autoridades do Rio Grande do Sul exibiram nesta segunda-feira o novo blindado que planejam usar se necessário em Porto Alegre quando a torcida da Argentina tomar a cidade para o último jogo da fase de grupos de sua seleção contra a Nigéria na quarta-feira.

A Brigada Militar ofereceu aos repórteres uma visita detalhada do enorme veículo semelhante a um trailer blindado, que vem equipado com um canhão de água de 60 metros de alcance e câmeras que permitem gravar imagens dos arredores.

Embora contentes em exibir seu blindado de última geração, as autoridades mostraram-se também relutantes em discutir qualquer detalhe do reforço na segurança para a partida.

Mesmo antes do início da Copa do Mundo, as forças de segurança reconheceram os jogos da Argentina como focos de tensão em potencial, ainda mais tratando-se de uma cidade a algumas horas de distância de carro da fronteira argentina.

Nem mesmo os três dias de chuva previstos pelos boletins meteorológicos devem esfriar a animação dos torcedores argentinos, e as forças de segurança, que foram rígidas ao lidar até mesmo com pequenas manifestações na capital do Rio Grande do Sul, terão baixa tolerância com atos de violência.

Os chamados "barras bravas" da Argentina são notoriamente violentos, e a polícia brasileira não irá arriscar, sobretudo com os boatos de um campo de treinamento de hooligans argentinos nas cercanias da cidade.

Os torcedores argentinos compraram 18 mil ingressos para o jogo de quarta-feira, mas de acordo com a imprensa local a Fifa espera até 54 mil deles, e as estimativas locais dobram essa cifra para algo próximo de 100 mil entusiastas.

Houve um aumento visível no policiamento nas ruas encharcadas do centro de Porto Alegre nesta segunda-feira, mas nenhum sinal de problemas, já que poucos torcedores argentinos se misturavam com a população local ocupada em ir para o trabalho.

(Por Steve Keating)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos