Polícia gaúcha impede ônibus e barra brava argentino de entrar no Brasil

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

A Polícia Rodoviária Federal impediu a entrada de dois ônibus argentinos no Brasil por Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira. Os veículos não tinham documentação adequada para rodar no país e foram orientados a buscar isso novamente na Argentina. Enquanto isso, a Polícia Federal barrou o décimo barra brava que também tentou cruzar a fronteira. 

Cerca de 2,1 mil nomes de torcedores com antecedentes de violência em estádios de futebol foram passados pela polícia argentina à brasileira. Todos estão vetados de entrar no país. Dos que tentaram acessar o Rio Grande do Sul, 10 foram barrados e impedidos de entrar no Brasil. 
 
O 10º barra brava tinha antecedentes de violência na cidade de La Plata e tentou entrar no país nas primeiras horas da manhã. Os órgãos de segurança gaúchos temem, ainda, que muitos destes tentem 'driblar' as restrições e entrar no país pelo norte, indo até o Paraguai ou a Bolívia. 
 
O ônibus barrado na fronteira não tinha documentação atualizada e estava repleto de torcedores com ingresso para partida entre Argentina e Nigéria. A regularização precisa ser feita no país de origem para que o veículo possa rodar nas estradas brasileiras. 
 
Cerca de 120 mil argentinos são aguardados até quarta-feira em Porto Alegre. Os responsáveis pela segurança evitam criar clima tenso e garantem que não há preocupação com as ações dos 'hermanos' na capital gaúcha. 
 
A delegação argentina chega a Porto Alegre na noite desta segunda-feira. Classificada para próxima fase da Copa, a equipe enfrenta a Nigéria às 13h de quarta, no Beira-Rio, dependendo apenas de um empate para confirmar o primeiro lugar no grupo F. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos