Pekerman admite que Colômbia vai poupar titulares em jogo contra o Japão

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Xinhua/Qi Heng

    Classificado para as oitavas de final, José Pekerman vai poupar titulares na Colômbia

    Classificado para as oitavas de final, José Pekerman vai poupar titulares na Colômbia

A escalação só será divulgada momentos antes do jogo, mas a Colômbia vai poupar alguns titulares no duelo contra o Japão, às 17h da próxima terça-feira (horário de Brasília), em Cuiabá. A seleção sul-americana já tem vaga assegurada nas oitavas de final da Copa de 2014 e precisa apenas de um empate para ficar com o primeiro posto do grupo sem depender de nenhum outro resultado.

"Nós treinamos o grupo todo. Testatamos vários jogadores, várias possibilidades, mas só vamos confirmar amanhã [terça-feira] o que levaremos para o campo. Até o último momento, poderemos mudar por uma decisão técnica ou por situações que surgirem. Todos os atletas estão acostumados a aguardar decisões e pensar no plano de jogo. É claro que podemos ter variações em comparação com a última partida, mas não está nada definido", disse José Pekerman, técnico da Colômbia, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira.

O primeiro candidato a não atuar contra o Japão é o volante Carlos Sánchez, que foi titular no início da Copa e tomou na vitória por 3 a 0 sobre a Grécia o único cartão amarelo da Colômbia na competição. Se for advertido novamente, o meio-campista perderá as oitavas de final.

Avaga de Sánchez deve ser ocupada por Fredy Guarin, jogador de 27 anos que defende a Inter de Milão e estava suspenso no início da Copa. Ele ainda não entrou em campo no Brasil.

"Estou muito emocionado e contente com a possibilidade de entrar em campo e ajudar a seleção com o que ela necessitar no momento. É uma grande oportunidade para todos, e eu espero poder estar em campo", disse o colombiano.

Como Sánchez é o único pendurado, a questão física vai definir quais serão os outros jogadores poupados por Pekerman. Isso pode afetar James Rodríguez, dono da camisa 10, eleito pela Fifa o melhor em campo nas duas partidas que a Colômbia já disputou na Copa.

"Logo após o jogo contra a Costa do Marfim, treinamos com todos e tentamos colocar no time os que haviam treinado mais do que os outros. É claro que é uma oportunidade para fazermos algumas alterações e preservarmos a parte física de alguns atletas, mas vamos tomar o compromisso seriamente. Vamos mandar a campo jogadores que nos deixem tranquilos sobre a possibilidade de fazer uma grande partida", encerrou Pekerman.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos