Parece até campeã: Costa Rica remarca voo e poupa titulares

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • AFP PHOTO / RONALDO SCHEMIDT

    Classificado, técnico Jorge Luis Pinto pode poupar quatro titular para o duelo contra a Inglaterra

    Classificado, técnico Jorge Luis Pinto pode poupar quatro titular para o duelo contra a Inglaterra

Após vencer duas seleções campeãs mundiais, Uruguai por 3 a 1, e Itália por 1 a 0, nos dois primeiros jogos da Copa do Mundo de 2014 e conquistar a histórica classificação antecipada para as oitavas de final, a Costa Rica já vive os reflexos de ser uma das 16 melhores da competição e, inclusive, começa a incorporar os hábitos das grandes seleções.

O retorno da Costa Rica estava previsto para o próximo dia 27, mas os costarriquenhos tiveram que remarcar o voo de volta devido o sucesso na primeira fase da competição. Quando ocorreu o sorteio para a Copa do Mundo, a seleção da América Central era apontada como o 'saco de pancadas' de uma chave com três campeões mundiais – Uruguai, Itália e Inglaterra.

"Previsto para o dia 27 (retorno), todas as seleções da primeira fase são assim, não há diferença, é feito assim para que depois as seleções possam modificar, dependendo do resultado final", afirmou o Rafael Vargas, da Federação Costarriquenha de Futebol.

A Costa Rica decidiu permanecer concentrada em Santos no início da fase mata-mata da Copa do Mundo. Como figuram na primeira colocação do Grupo D, os costarriquenhos, hoje, enfrentariam a Costa do Marfim, segunda colocada no Grupo C. No entanto, existe a possibilidade da seleção sensação da Copa cruzar com Colômbia, Grécia ou Japão, no dia 29 de julho, às 17h (de Brasília), na Arena Pernambuco.

"A partir das oitavas de final não é obrigatório estar em sua subsede. Vamos voltar a Santos. É possível que fiquemos mais dias, falaremos com o técnico dependendo de como forem às coisas. Aqui virou a nossa casa, o estádio nos acolheu maravilhosamente bem. Então é possível ficarmos em Santos, desde que não cause transtorno na logística. Depois de Belo Horizonte ficaremos até as oitavas de final, precisamos conversar com as pessoas do Mendes Plaza (hotel em Santos), para que possam colaborar conosco. Mas, a princípio, queremos ficar", explicou.

Além de remarcar voo, a seleção da Costa Rica se dá ao luxo de outros privilégios de grandes seleções mundiais. Isso porque o técnico Jorge Luis Pinto cogita nos bastidores poupar quatro titulares para o duelo contra a Inglaterra na próxima terça-feira, às 13h (de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Os atacantes Joel Campbell e Cristian Bolaños, destaques da seleção nos dois primeiros jogos, o volante Yeltsin Tejede e o zagueiro Oscar Duarte, podem descansar para o duelo de oitavas de final.

"Mudar jogador pode ser, mas poucos. Vamos manter o espírito competitivo. Muda-se os homens, mas não o estilo. Quero que joguem e ganhem. Não vamos tirar (o pé?)", despistou o técnico.

"Só penso em seguir, seguir e seguir. Vamos buscar sempre avançar. Passamos segunda fase. Venha quem vier, vamos lá", completou.

Antes de pegar a Inglaterra, Costa Rica realizou seu último treino em Santos na manhã deste domingo, na Vila Belmiro. Jorge Luis Pinto fechou os portões mais uma vez e a imprensa só pode acompanhar 15 minutos de um treino físico com bola. A delegação deixa o litoral paulista por volta das 13h (de Brasília) e viaja para Belo Horizonte, às 16h (de Brasília). 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos