Técnico da Holanda critica Fifa, árbitros e diz preferir evitar o Brasil

Luis Augusto Simon

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Marko Djurica

    Técnico da Holanda Van Gaal parece não gostar do que vê após virada da Austrália no início do segundo tempo

    Técnico da Holanda Van Gaal parece não gostar do que vê após virada da Austrália no início do segundo tempo

Louis Van Gaal deu um show de mau humor em uma entrevista coletiva neste domingo. Ironizou a Fifa, criticou os árbitros e foi duríssimo com a imprensa holandesa.

Embora tenha dito publicamente que não se preocupa em evitar o Brasil nas oitavas, explicou em entrevista privada ao site da Fifa que seria melhor não pegar os donos da casa tão cedo.

"Se eu pudesse escolher, escolheria não enfrentar o Brasil agora, embora Croácia e México não sejam oponentes ruins. Mas eu acho que em uma Copa do Mundo o anfitrião sempre tem uma vantagem", afirmou o treinador.

Seu discurso na entrevista coletiva, porém, havia sido o oposto ao comentar o próximo duelo, diante do Chile, no Itaquerão.

"A Holanda deseja vencer porque o primeiro colocado tem benefícios futuros na disputa e não para ficar longe do Brasil. Isso não nos afeta", disse. Ele também criticou o fato de a Holanda jogar antes do Brasil na segunda-feira, o que permitiria aos afitriões escolher seu adversário nas oitavas.

"A Fifa tem esses truques. É claro que não é uma coisa boa", ele comentou sobre a ordem das partidas. "Não é jogo limpo. Mas nós vamos focar na vitória e não acho que isso vá ser afetado pelo fato de o Brasil jogar depois de nós. Eu estou assumindo que eles vão cumprir sua obrigação esportiva." 

Em seguida, abriu um raro sorriso quando um jornalista brasileiro disse que o futebol ofensivo da Holanda tem muitos fãs no Brasil e que o país todo torcida para ficar longe dos holandeses na segunda fase.

"Realmente, nós jogamos de forma ofensiva. Que bom que você gostou. Poderia dizer o mesmo para os jornalistas da Holanda", afirmou.

A grande bronca foi por causa do treino de ontem, fechado para todos. Alguns jornalistas conseguiram filmá-lo e publicaram alternativas táticas treinadas. "Eu não quero falar sobre nenhum jogador em especial, não quero dar vantagens a ninguém, mas a imprensa holandesa não entende. Não perceberam ainda que estamos do mesmo lado".

Na entrevista coletiva, toda seleção precisa levar seu treinador e um jogador. Van Gaal levou o zagueiro Bruno Martins, que se contundiu contra a Holanda e talvez não jogue mais. A explicação foi irônica. "A Fifa, em sua enorme sabedoria, decidiu que a entrevista deva ser antes do treino. Eu  não concordo, acho que o jogador deve estar concentrado apenas no mais importante. Então, trouxe o Bruno que está longe dos treinamentos. Assim, ele pode conversar um pouco e se distrair também. Faz bem para ele".

Em seguida, foi a vez dos árbitros sentirem a fúria de Van Gaal. "Nós sofremos dois pênaltis inexistentes. Diego Costa pulou em cima de nosso zagueiro e deram pênalti. Contra a Austrália, meu jogador estava com o braço recolhido, a bola bateu nele e deram pênalti. Não estou preocupado que o árbitro contra o Chile seja um africano, só espero que a Fifa tenha escalado um bom árbitro. Ah, e o cartão amarelo que Van Persie recebeu contra a Espanha foi estúpido".

Chegou, enfim, a hora dos elogios. "Vi alguns jogos na televisão e gostei muito. Ninguém se dá por vencido, todos lutam até o final e os goleadores estão fazendo gols. Isso é importante".

E o Chile?

"Eu digo há seis meses que é um time muito bom. Fizeram jogos iguais contra Alemanha e Inglaterra na preparação e dá gosto ver. Marcam pressão não apenas em quem tem bola, mas no campo todo. O treinador é ótimo, é da escola de Marcelo Bielsa. Vai ser um jogo 50% porque também é muito difícil joga contra a Holanda, embora os jornalistas holandeses não achem".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos