Tecnico da Bélgica diz que deve vitória ao cansaço dos russos no final

Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio

Marc Wilmots, técnico da Bélgica, considera que o preparo físico da sua seleção foi determinante para o resultado final da partida contra a Rússia. "Fisicamente, nós fomos mais fortes. Simplesmente isso. Alguns jogadores (russos) estavam olhando para o chão", disse em entrevista ao final do jogo. O resultado de 1 a 0 classificou a Bélgica para a próxima fase da Copa com uma rodada de antecipação.

Com duas substituições nos últimos 30 minutos, Wilmots entende que ajudou a mudar o rumo do jogo, que caminhava para um 0 a 0. "Estava fazendo muito calor. Vi que muitos jogadores estavam cansados. Eu sabia que teria no banco pessoas que estariam prontas para dar tudo de si nos últimos 20 minutos".
 
O técnico trocou o atacante Lukaku pelo jovem Origi, de 19 anos, e Mertens saiu para dar lugar a Mirallas. Foi de Origi justamente o gol da vitória, recebendo passe de Hazard, quando faltavam apenas dois minutos para o fim. "Ele é jovem, mas  está muito integrado e tem muita qualidade. Não me surpreendeu", disse Wilmots. "Ele era uma surpresa, agora todos sabem quem ele é".
 
O técnico, igualmente, afirmou não ter ficado surpreso com a reação de Lukaku ao ser substituído. O atacante fez gestos de que não gostou da decisão de Wilmots. "É normal. Isso já aconteceu comigo", disse. 
 
"Nenhum jogador fica satisfeito de ir para o banco aos 55 minutos. Não falei ainda com ele. Se ele marcar um gol, todos vão ficar satisfeitos com ele. Mas entendo a reção", minimizou Wilmots
 
Sobre o fato do meia Hazard, eleito o jogador da partida, ter se destacado apenas nos últimos dez minutos, quando criou três oportunidades de gol para a equipe, o técnico observou: "Os outros estavam cansados. É preciso ser muito eficaz numa Copa do Mundo", disse.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos