Reforço na segurança inibe festa no Maracanã e desagrada sem-ingressos

Mauricio Stycer, Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mauricio Stycer/UOL

    PM faz barreira para evitar entrada de torcedores sem-ingresso no entorno do Maracanã

    PM faz barreira para evitar entrada de torcedores sem-ingresso no entorno do Maracanã

O Maracanã recebeu neste domingo seu primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 sem grandes problemas de segurança. Com um um rígido controle de acesso e cerca de 3.100 policiais militares trabalhando em seu entorno, o estádio enfim teve uma operação satisfatória segundo a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Nas duas partidas anteriores, ele tinha sido invadido por torcedores.

Todo o aparato para contenção de novos invasores, entretanto, teve seu efeitos colaterais. O reforço na segurança inibiu a festa de turistas no entorno do estádio e desagradou até moradores dos arredores da arena.

Isso porque só pessoas com ingressos puderam se aproximar do Maracanã. Moradores da região do estádio só puderam acessar os arredores da arena depois de mostrarem comprovantes de residência.

Ao menos três barreiras de policiais foram montadas em cada acesso ao estádio para o controle de torcedores. Com tudo isso, a quantidade de pessoas que aproximaram-se do Maracanã só para aproveitar um pouco do clima da Copa e ver o estádio foi bem menor.

"Eu queria entrar com meu filho para passear ao redor do estádio. Ontem foi aniversário de 4 anos dele. Mas agora tem essa barreira aí", disse Fábio Amaral, 38 anos, impedido de chegar ao Maracanã por policiais militares. "Acho que segurança tem limite. E o meu direito?"

Amaral mora nos arredores do Maracanã, mas no domingo não trazia consigo um comprovante de residência. Estava acompanhado da esposa e de duas idosas, suas tias. Todos ficaram na barreira da polícia.

Aconteceu o mesmo com Aline Gonzalez, de 37 anos. Ela veio de Brasília para o Rio de Janeiro pensando em assistir a Bélgica x Rússia. Não conseguiu ingresso. Pensou, então, em aproveitar um pouco do clima de Copa do Mundo no Rio de Janeiro. Frustrou-se.

"Eu até acho que a segurança perto do estádio é importante, mas tudo isso não", reclamou Aline. "Eu não tenho ingresso, mas também quero aproveitar um pouco."

Promessa descumprida

Na sexta-feira, quando o novo esquema de segurança do Maracanã foi apresentado, autoridades afirmaram que ninguém seria impedido de aproximar-se do Maracanã. Na ocasião, o subsecretario de Segurança do Rio, Roberto Alzir, e o comandante da PM, Luiz Castro, afirmaram que não haveria restrições aos torcedores sem ingresso. 

"Queremos que as pessoas possam se aproximar do Maracanã e sentir esse clima de Copa do Mundo", disse Alzir. Castro ainda observou que não há "impedimento legal" para que as pessoas se aproximem. 

No domingo, entretanto, comandantes da PM no Maracanã disseram ao UOL Esporte que houve ordem expressa de barrar os sem-ingresso. Torcedores sem entrada é que invadiram o estádio na quarta-feira antes de Espanha x Chile.

Balanço

De acordo com o tenente-coronel João Fiorentini, comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio), duas pessoas foram detidas dentro do Maracanã durante o jogo: um cambista e um torcedor.

Do lado de fora, pelo menos 20 cambistas foram detidos. Também foram registradas cerca de 20 ocorrências por furto de ingressos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos