Copa pode ter recorde de quatro seleções africanas no mata-mata

Do UOL, em São Paulo

Se a primeira fase da Copa tivesse terminado ontem, nada menos do que três seleções africanas estariam classificadas ao mata-mata: Nigéria, Costa do Marfim e Argélia. Gana também continua com chances de avançar. Seria um recorde histórico. Desde 1986, quando a Copa passou a ter oitavas de final, apenas uma seleção africana tem sobrevivido à primeira fase em cada Mundial.

Nas duas últimas edições, Gana manteve a África além da fase de grupos e, agora em 2014, os ganeses ainda têm chances de classificação às oitavas, embora estejam em uma situação difícil no grupo G (não dependem apenas de seu próprio resultado contra Portugal).

Dos africanos que começaram, apenas Camarões já está eliminado após duas derrotas e muitas brigas entre seus jogadores. A seleção apenas cumprirá tabela contra o Brasil na segunda-feira (mas se vencer pode até tirar os anfitriões da Copa).

A Argélia surpreendentemente atropelou a Coreia do Sul e exibiu até aqui o futebol mais vistoso entre os times africanos.  Nigéria e Costa do Marfim fizeram o básico para se manter nas primeiras posições de seus grupos.

Veja o que precisa fazer cada equipe africana para avançar de fase.

Gana: uma vitória e uma torcida

AFP PHOTO/ EMMANUEL DUNAND

Gana tem a situação mais difícil entre os africanos que ainda sonham com a classificação. Depois do surpreendente empate com a Alemanha, eles precisam vencer Portugal e torcer para que não haja empate entre alemães e americanos. Nesse caso, Gana chegaria aos quatro pontos e empataria com o perdedor do duelo. Aí, os africanos precisariam tirar a diferença no saldo de gols.

Uma combinação que classificaria Gana: vitória de 2 a 0 sobre Portugal e
Alemanha 1 x 0 EUA.

Nigéria: um empate classifica. Mas tem que segurar Messi

AFP PHOTO / JUAN BARRETO

Um simples empate colocará a seleção nigeriana nas oitavas de final pela terceira vez na história - eles também passara da primeira fase em 1994 e 1998, mas caíram para Itália e Dinamarca, respectivamente. O problema é que o adversário da última rodada é a Argentina, de Lionel Messi. O fato de os hermanos já estarem classificados pode ajudar os africanos, mas é bom ficar atento. Uma derrota, e uma vitória simples do Irã sobre a já eliminada Bósnia tirariam a Nigéria do mata-mata.

Argélia: um empate pode classificar

AP Photo/Lee Jin-man

A goleada sobre a Coreia do Sul deixou a Argélia em situação mais confortável no grupo H. Mesmo um empate diante da Rússia na quinta-feira pode levar os africanos às oitavas, desde que a Coreia não vença a Bélgica por 3 a 0. Uma vitória simples contra os russos garantiria os argelinos mais uma boa campanha em Copas.

Lembrando que eles já protagonizaram uma das maiores zebras em Mundiais quando, em 1982, venceram a Alemanha na Espanha.

Costa do Marfim: boas chances contra a Grécia

Julian Finney/Getty Images

A Costa do Marfim já passou pelos adversários mais difíceis de sua chave e na terça-feira enfrentará os gregos, que não vêm jogando bem, precisando de uma vitória simples para chegar pela primeira vez às oitavas. Mesmo um empate pode dar a classificação, desde que o Japão não vença a Colômbia por 2 a 0.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos