Torcida na Arena Pantanal xinga Dilma e Fifa em jogo da Copa do Mundo
Guilherme Costa
Do UOL, em Manaus
A torcida presente na Arena Pantanal neste sábado resolveu distribuir xingamentos. Houve coros contra a presidente Dilma Rousseff e contra a Fifa durante o jogo Bósnia x Nigéria, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa de 2014. A partida foi a primeira do Mundial em que Joseph Blatter, presidente da entidade esportiva, esteve no estádio.
Os coros contra Dilma e Fifa foram baseados na mesma melodia. Em momentos distintos do jogo, torcedores gritaram "Ei, Dilma, vai tomar no c…" e "Ei, Fifa, vai tomar no c…".
No primeiro tempo, o alvo foi apenas a presidente. Torcedores puxaram um grito direcionado a ela, mas foram logo abafados. A manifestação voltou a acontecer minutos antes do fim da partida, e aí começou tendo a Fifa como alvo.
Em instantes, gritos partiram de outras partes do estádio, mas endereçados à presidente. E aí houve uma união de "Dilma" e "Fifa" como alvos do público que estava na Arena Pantanal - foi impossível dizer a quem se destinavam as manifestações.
O estádio de Cuiabá recebeu 40.499 pessoas neste sábado. Foi o maior público desde o início da Copa – antes, a marca pertencia às 40.275 entradas vendidas para Chile x Austrália.
No primeiro jogo da Copa na Arena Pantanal, contudo, a maioria do público era formada por estrangeiros. Neste sábado, houve um contingente muito maior de brasileiros.