Daniel Alves pede fim de comparações com time da Copa das Confederações

Do UOL, em São Paulo

O futebol mostrado pela seleção brasileira na Copa das Confederações renovou a esperança dos torcedores brasileiros para a Copa do Mundo. Agora, após duas partidas já disputadas no Mundial, virou instrumento de pressão, e levou o lateral Daniel Alves a pedir o fim das cobranças para que o time repita as atuações de 2013.

"A gente não é a seleção da Copa das Confederações, e nem tem que ser, porque estamos jogando um Mundial com um nível de exigência bem maior. Esse objetivo é maior e mais difícil do que o outro, não pode haver essa comparação" afirmou.

Daniel também desabafou sobre o hábito de comparar um elenco a seleções do passado. Para o jogador, esse é o único momento no qual os ídolos do passado são lembrados.

"Nós brasileiros somos um pouco desagradecidos nisso. Todas as seleções que foram campeãs, acho que merecem um lugarzinho no futebol, um pouco mais de carinho, que a gente nesse meio não fosse tão vantagista como às vezes é. Só são utilizadas as seleções com valor para fazer comparações com outras. No geral, fomos fãs delas, é difícil quando comparam com a gente" disse.

O lateral direito usou o exemplo da Espanha para ilustrar a dificuldade de uma Copa do Mundo, e criticou parte da imprensa.

"Sinto muito pelos meus companheiros que jogam lá, mas é uma lição pra todos aqui de que essa é uma competição muito difícil, mesmo que na teoria seja algo fácil. Um detalhe você fica fora. É uma demonstração disso, não é qualquer competição, tanto é que a campeã está eliminada na primeira fase. Lição pra todos que acham que sabem de futebol: as teorias são bem mais fáceis do que a prática", afirmou.

O Brasil enfrenta Camarões, na última partida da primeira fase, nesta segunda-feira, às 17h, no Mané Garrincha.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos