Corintiano, técnico da Costa Rica se intitula Gaviões da Fiel e lembra 77

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

O técnico colombiano Jorge Luis Pinto, que classificou a Costa Rica para as oitavas de final da Copa do Mundo em pleno "grupo da morte", reiterou o seu amor pelo Corinthians. Mesmo na sala de imprensa da Vila Belmiro, casa do Santos de Pelé e Neymar, como ele gosta de intitular, o treinador se sentiu orgulhoso ao dizer que estava no estádio do Morumbi quando Basílio marcou o gol diante da Ponte Preta e quebrou um jejum de 23 anos sem título do time de Parque São Jorge.

"Sou Corinthians. Fiquei muito tempo no Parque São Jorge. Tenho respeito por Santos, estou aqui e sou tratado muito bem, mas tenho carinho pelo Corinthians", disse Pinto, que virou corintiano quando estudava na USP na década de 70.

Se não bastasse, Jorge Luis Pinto revelou que acompanhava os jogos do Corinthians com a caravana da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do clube paulista.

"Eu sou corintiano. Morei aqui muito tempo, estava no título paulista de 77, vi toda a história do Corinthians e sigo o Corinthians. Os Gaviões (da Fiel), eu vivi muito e tenho respeito. Tenho muito carinho pela torcida do Corinthians em todo o mundo", revelou o treinador da Costa Rica.

"Via jogos de todos os times, do Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo. Tenho grandes amigos no Brasil. O Teixeira, o Brandão, no Corinthians e em outros times também", completou.

Os costarriquenhos eram vistos como azarões do Grupo D da Copa do Mundo, completado por três campeões mundiais: Itália, Inglaterra e Uruguai. A seleção caribenha, no entanto, é a única classificada, já com antecedência, e eliminou a Inglaterra com a vitória na sexta.

Além de vencer a Itália por 1 a 0 na última sexta-feira, em Recife, a Costa Rica já havia feito sua primeira vítima logo na primeira rodada: atingiu com força o Uruguai. Impondo-se em campo, aproveitou a ausência de Luis Suarez e fez 3 a 1 na seleção bicampeã mundial.

A Costa Rica encerra sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo, diante da eliminada Inglaterra, na próxima terça-feira, às 13h (de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos