México cita 'vitória' contra o Brasil e Espanha de 2010 para manter cautela

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • AP Photo/Themba Hadebe

    Miguel Herrera, técnico do México, vê o empate contra o Brasil como uma vitória na Copa do Mundo de 2014

    Miguel Herrera, técnico do México, vê o empate contra o Brasil como uma vitória na Copa do Mundo de 2014

O técnico do México, Miguel Herrera, avalia o empate sem gols contra a seleção brasileira como uma vitória na Copa do Mundo de 2014. Isso porque o resultado contra os brasileiros concedeu aos mexicanos a vantagem de apenas empatar diante da Croácia na próxima segunda-feira, às 17h (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife, para se classificarem as oitavas de final.

"É uma vantagem (avançar com um empate) porque é como se tivéssemos ganhado contra o Brasil. Foi muito importante o ponto contra eles porque o empate nos classifica, mas não vamos pensar em empatar, pensamos em ganhar. Se pensarmos no empate é perigoso, perderemos. Não se pode dar espaço para uma equipe que chuta bem de longe, que tem dois volantes muito rápidos, que aproveitam qualquer rebote e estão esperando qualquer erro. Estaremos muito atentos a isso, mas eles sabem que é preciso atacar", afirmou o técnico mexicano.

Apesar do discurso de que não jogará com a intenção de empatar contra a Croácia, Miguel Herrera utilizou a seleção da Espanha, campeã mundial em 2010, para defender o esquema cauteloso do México na Copa de 2014. Os espanhóis foram campeões na África do Sul vencendo quatro partidas por 1 a 0. Em sete jogos, venceu cinco por diferença de apenas um gol.  

A seleção mexicana atua com três zagueiros e praticamente com um atacante fixo – Oribe Peralta, que marcou o único gol do México no Mundial, na vitória contra Camarões por 1 a 0. Na mesma partida, o meia-atacante Giovani dos Santos marcou dois gols anulados pela arbitragem.

"Com 1 a 0 se ganha. A Espanha foi campeã ganhando as partidas por apenas um gol de diferença. O que importa é fazer os gols antes do rival e se manter sem tomar gols. Não saímos para empatar, saímos para buscar os resultados. Contra o Brasil não fizemos mudanças defensivas, mas movimentos que mostraram que estávamos buscando. Mesmo jogando contra quem foi (Brasil, anfitrião) saímos para buscar o jogo. A equipe que mais chutou a gol foi o México", disse.

México realizou um treino na manhã desta sexta-feira, mas a imprensa só pôde acompanhar 15 minutos da atividade. Antes de viajar para o Nordeste, a seleção mexicana realiza o último treino neste sábado. Mantendo o estilo misterioso desde que chegou ao Brasil, Miguel Herrera não abrirá o treino nem para os 15 minutos da imprensa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos