BH deve ter ronda da polícia para evitar argentinos dormindo na rua
Jeremias Wernek
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Alessandro Costa/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
No Rio, argentinos dormiram até nas areias da praia de Copacabana depois da vitória sobre a Bósnia
A Polícia Militar de Minas Gerais deverá realizar rondas durante a noite de sábado em Belo Horizonte, após o jogo entre Argentina e Irã, para evitar a repetição de cenas vistas no Rio de Janeiro: argentinos dormindo na rua, depois da vitória da seleção de Messi diante da Bósnia. A ação só não é confirmada por conta da expectativa oficial das autoridades, que não preveem a mesma atitude em solo mineiro no próximo sábado.
"Aqui não tem praia e talvez aquilo lá no Rio tenha sido mais pela farra do que por outra coisa. A nossa previsão é de que os argentinos tenham suas acomodações. Seja em hotel, camping ou hostel", disse o major Gilmar Luciano, da Polícia Militar de Minas Gerais. "Mas se for necessário, temos contingente para rodar pela cidade e auxiliar quem precisar", completou.
Das três opções de acomodação a mais difícil de ser obtida por um argentino agora é a primeira. De acordo com a ABIHMG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais), a taxa de ocupação dos quartos da cidade para o dia a partida é de 95%.
"A média de ocupação dos quartos em Belo Horizonte no mês é de 62%. Muitos virão sem reserva, claro, e estes correm o risco de ficar sem lugar mesmo. O ápice é sempre no dia do jogo. E para aí o número sobe para 95%", disse Patrícia Coutinho, presidente da ABIHMG.
Apesar do número elevado, quase no limite, uma lista com vagas disponíveis será repassada para quem chegar à cidade sem lugar para ficar. O material foi entregue para a BeloTur (Empresa Municipal de Turismo) e será distribuído aos turistas na rodoviária e aeroporto.
Outra alternativa é recorrer aos campings ou hostels – boa parte deles não está no catálogo da ABIHMG. Um dos campings indicados pela prefeitura de Belo Horizonte fica na Associação Atlética Bemge, a 2,5 quilômetros do Mineirão. Lá a capacidade é para 200 barracas e 25 motorhomes.
"Temos 15 motorhomes e 30 barrancas já inscritas no camping. Temos alguns poucos colombianos ainda, mas eles já estão deixando a sede e mais argentinos chegarão. Eles vão chegar em grande número e muitos sem reserva prévia", disse Barbara Rocha, responsável pelo acampamento perto da lagoa da Pampulha.
Argentina e Irã se enfrentam às 13h de sábado, no Mineirão. O time dirigido por Alejandro Sabella pode garantir classificação para as oitavas de final com uma vitória.
A secretaria municipal de Copa do Mundo e o consulado da Argentina em Belo Horizonte esperam que pelo menos 20 mil argentinos visitem a cidade por causa do jogo de sábado. Na partida entre Colômbia e Grécia, cerca de 30 mil colombianos desembarcaram na capital mineira e deram lucro para bares e restaurantes.