Base da Argélia no RS tem fiscal de comida, zero álcool e indicação a Meca

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

    Jogadores da Argélia fazem cinco orações por dia e terão sala com indicação a Meca no RS

    Jogadores da Argélia fazem cinco orações por dia e terão sala com indicação a Meca no RS

A delegação da Argélia chega nesta sexta-feira a Porto Alegre. Mas antes do desembarque de atletas e comissão técnica, uma série de exigências foram feitas pelos africanos. Uma equipe de segurança chegou antes ao hotel que servirá de concentração, enviou um 'fiscal' que controla a comida que será servida aos atletas, exigiu a retirada de toda bebida alcoólica dos frigobares e montou uma sala de orações com indicações a Meca. 

"Eles são todos muçulmanos. Por isso já fizeram de cara o primeiro pedido, que se tirasse todo álcool dos frigobares. Todo mesmo, não ficou nenhuma bebida", salientou Nelson Garcia, gerente do hotel Deville, que receberá os argelinos em Porto Alegre. 
 
Além de zerar as bebidas em um andar inteiro, que é isolado dos demais hospedes para receber as delegações para jogos da Copa do Mundo, uma comitiva esteve no hotel desde o início da manhã e observou salas de encontros técnicos e religiosos. 
 
"Eles escolheram salas de reunião, para eventuais coletivas, de encontros, e uma sala de orações. Eles fazem isso [orações] cinco vezes ao dia, sempre voltados para Meca. Cada um carrega uma maleta com um tapete e uma bússola para ter a orientação correta. Nós já deixamos a sala pronta com toalhas e indicações nas paredes com a orientação", afirmou o gerente. 
 
A alimentação também é peculiar. Um médico argelino já está em Porto Alegre e acompanhará a produção da comida ingerida por eles. A cozinha é totalmente isolada e a carne específica. 
 
"É o chamado Halal. Nós temos um fornecedor, cuja sede é em São Paulo. É o mesmo que fornece este tipo de alimento, de carne, para onde vai a seleção do Irã. O sistema de abate é todo peculiar. Só pode ser feita por um muçulmano, o animal é abatido com um corte na jugular, todo sangue é extraído para sair as impurezas", contou Garcia. 
 
A Argélia enfrenta a Coreia do Sul no domingo às 16h no Beira-Rio, pela segunda rodada do grupo H da Copa do Mundo. No primeiro jogo, o time africano saiu na frente, mas cedeu a virada contra Bélgica. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos