Ayew é perguntado sobre apelido de Pelé do pai e pede pra técnico responder
José Ricardo Leite
Do UOL, em Fortaleza
-
Robert Cianflone/Getty Images
O meio-campista Andre Ayew foi questionado nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva da seleção de Gana, o porquê de seu pai, o ex-jogador Abedi Pelé, ter ganhado o apelido que faz referência ao brasileiro.
Abedi Pelé brilhou no futebol francês nas décadas de 80 e 90, quando ganhou vários títulos pelo Olympique de Marselha. É considerado um dos maiores jogadores da história do continente africano.
Ao ser perguntado do porquê do apelido do pai, Andre disse: "Eu não estou aqui para falar do meu pai, e isso você tem que perguntar para o meu treinador, que jogou com ele. Mas foi uma sorte ele ter esse apelido", falou.
O treinador de Gana, Kwesi Appiah, estava na coletiva e então fez questão de explicar aos brasileiros o porquê do apelido do ex-jogador.
"Sempre falam na África que temos um estilo parecido com o do Brasil. E eles nos chamavam de africanos brasileiros. Foi aí que o pai dele, que era meu colega, recebeu esse apelido. Porque ele dava muitos dribles e fazia muitos gols."
Andre Ayew é irmão de outro jogador da seleção de Gana, Jordan Ayew. Ambos jogam no Olympique de Marselha. Já quando perguntado sobre atuar com o irmão, Andre se soltou um pouco mais.
"Jogar com meu irmão é algo fantástico, não é todo mundo que tem a oportunidade de jogar com seu irmão no mesmo time, mas o que vale é conseguir o resultado juntos", falou.
Gana enfrenta a Alemanha, neste sábado, às 16h, no estádio Castelão, em Fortaleza.O time africano perdeu o primeiro jogo por 2 a 1, para os Estados Unidos.