Suárez retorna e é herói uruguaio em triunfo emocionante sobre a Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

"Volveremos, volveremos, volveremos otra vez. Volveremos a ser campeones, como la primera vez" é uma das músicas cantadas pela torcida uruguaia para apoiar sua seleção. Se o Uruguai voltará a ser campeão no Brasil não é possível saber ainda, mas o Itaquerão, em São Paulo, viu outro retorno: o de Luis Suárez. O atacante, que 20 dias antes do Mundial teve que operar o joelho, não atuou na estreia. Voltou nesta quinta-feira e já mostrou por que é o craque do time. Vitória do Uruguai sobre a Inglaterra por 2 a 1, dois gols dele, o que deixa os sul-americanos vivos no Grupo D, enquanto a Inglaterra se complica.

Os ingleses podem ser eliminados já na próxima sexta-feira, em caso de empate entre Itália e Costa Rica, que duelam em Recife. E isso graças ao melhor jogador de seu campeonato local - Suárez, do Liverpool, pode ser o responsável por eliminar a seleção do país no qual joga. Herói uruguaio. Seu entrosamento com Cavani deu resultado mais uma vez, e o Uruguai segue com seu sonho de repetir a história que produziu em 1950.

Fases do jogo: Duas seleções que precisavam da vitória para ficar vivas no Grupo D. Uma seleção que usualmente atua melhor contra times grandes do que contra pequenos. Que gosta de ser a zebra. E foi isso que o Uruguai se propôs a fazer nesta quinta. E fez perfeitamente. Com drama, muito drama, como gostam os uruguaios.

No primeiro tempo, ótimo futebol dos Celestes. Suárez mostrando que é essencial e marcando, após cruzamento de Cavani. A Inglaterra simplesmente não conseguiu jogar. Na segunda etapa, o outro lado uruguaio: a raça. A Inglaterra partiu para cima, marcou com Rooney - seu primeiro gol em Copas - e continuou a pressão. O Uruguai gostou. Apostou no lançamento para a frente. Na correria de Suárez. Deu certo. Vitória emocionante. Três pontos. O Uruguai pega a Itália pela vaga. OS gramados brasileiros já viram este time fazer história. E podem fazer de novo.

O melhor: Luis Suárez - O atacante passou por artroscopia no joelho e não se recuperou a tempo de jogar contra a Costa Rica, na estreia do Uruguai na Copa. Derrota. Ele voltou para salvar sua seleção e cumpriu seu papel. O ataque uruguaio funcionou – apesar das chances perdidas na cara de Joe Hart. Dois gols dele, duas jogadas com envolvimento de Cavani. Tudo que os uruguaios queriam.

O pior: Cahill - O zagueiro do Chelsea, assim como seu companheiro Jagielka, deixou Cavani e Suárez soltos. No primeiro gol, Suárez aparece nas costas da zaga, solto para cabecear. No segundo, ele ganha na velocidade de Cahill e fuzila Hart. Na rivalidade Liverpool e Chelsea, Suárez fez o lado vermelho vencer.

Toque dos técnicos: O primeiro tempo foi do Uruguai, e muito em razão das mudanças feitas por Oscar Tabarez para o jogo em relação a estreia. Forlán foi para o banco, assim como Stuani, e Lodeiro e Suárez entraram. A ligação entre meio e ataque do Uruguai passou a funcionar e os sul-americanos foram para o intervalo na frente. 

Coube a Roy Hodgson responder. Ele abandonou a formação com quatro atacantes - por mais que Rooney e Sterling fiquem mais recuados - e colocou Barkley e Lallana. As mudanças surgiram efeito. Os ingleses pararam de correr e souberam trabalhar a bola. Glen Johnson fez linda jogada pela direita até achar Rooney sozinho para a salvação inglesa. Só que a Inglaterra resolveu ficar na pressão, e levou o gol da derrota em contra-ataque.

Chave do jogo: Luis Suárez. O homem que joga na Inglaterra, que foi eleito o melhor jogador no país. O homem que é criticado por supostamente ser "cai-cai". Criticado, pelo jeito, jamais será novamente na terra da Rainha. Não após "destruir" a seleção europeia. Às vezes, a chave é a individualidade. A estrela de um jogador. Nada que possa ser criado, influenciado por outros. Suárez foi a chave. Sozinho.

Para lembrar:

O canto de "Timão, eô" era entoado pela torcida do Corinthians em seu estádio até segundos antes de Suárez acertar a cabeçada do primeiro gol uruguaio. Se o time paulista ainda não venceu em sua nova casa, pelo menos deu sorte para o Uruguai.

Álvaro Pereira recebeu pancada na cabeça aos 17 minutos do segundo tempo e caiu no gramado. Os médicos uruguaios que o atenderam apontaram para o banco pedindo sua substituição. Foi a deixa para que o jogador do São Paulo levantasse e veementemente se negasse a sair, gesticulando com os dedos para mostrar que ficaria em campo. E ficou.

A cantora Rihanna 'cornetou' o goleiro Muslera durante o jogo. Um minuto depois, ele fez uma linda defesa. Mais tarde, defesa espetacular em chute a queima-roupa de Rooney. Talvez a cantora não entenda tanto de futebol.

Luis Suárez comemorou seu primeiro gol de maneira especial: abraçando Walter Ferreira, fisioterapeuta da seleção uruguaia. Foi ele o responsável pelo tratamento no joelho do atacante, que voltou a jogar menos de um mês depois de passar por artroscopia.

AP Photo/Matt Dunham

URUGUAI 2 X 1 INGLATERRA

Data: 19 de junho de 2014
Horário: 16h00 (de Brasília)
Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP)
Assistentes: Juan Yuste (ESP) e Roberto Alonso Fernandez (ESP)
Cartões amarelos: Godín, aos 8 min. do 1°t (URU); Gerrard, aos 22 min. do 2°t (ING)
Gols: Luis Suárez, aos 38 min. do 1°t, e aos 39 min. do 2°t (URU); Rooney, aos 29 min. do 2°t (ING)

URUGUAI: Muslera; Cáceres, Godín, Giménez e Álvaro Pereira; Arévalo Rios, Álvaro González, Lodeiro (Stuani, aos 21 min. do 2°t) e Cristian Rodríguez; Luis Suárez (Coates, aos 44 min. do 2°t) e Cavani
Técnico: Oscar Tabarez

INGLATERRA: Hart, Glen Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Gerrard, Henderson (Lambert, aos 42 min. do 2°t) , Sterling (Barkley, aos 19 min. do 2°t) e Rooney; Welbeck (Lallana, aos 25 min. do 2°t) e Sturridge
Técnico: Roy Hodgson

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos