Polícia Civil apreende quase mil produtos irregulares da Copa em Cuiabá

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Divulgação / Polícia Judiciária Civil

    19.jun.2014 - Operação em Várzea Grande apreendeu 987 produtos irregulares relacionados à Copa de 2014

    19.jun.2014 - Operação em Várzea Grande apreendeu 987 produtos irregulares relacionados à Copa de 2014

Uma operação deflagrada na quarta-feira pela Delegacia Especializada do Consumidor da Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso apreendeu 987 itens irregulares sobre a Copa do Mundo de 2014. Os produtos utilizavam logomarcas do torneio e de patrocinadores, e a lista inclui camisetas, bonés, tênis e brinquedos.

A ação foi realizada em um shopping popular de Várzea Grande, que fica na zona metropolitana de Cuiabá, atendendo a uma representação da Fifa e de um dos patrocinadores. Os donos das bancas de produtos responderão a inquérito por prática de crimes previstos no artigo 66 do Código do Consumidor, que tem pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

"Vamos tentar identificar os fornecedores dos produtos apreendidos, bem como fiscalizar se os donos continuam vendendo", disse Ana Cristina Feldner, delegada titular da Delegacia do Consumidor.

Curiosamente, a operação não apreendeu nenhum produto com a imagem da mascote da Copa. "Fizemos o levantamento prévio dessas bancas irregulares, e quando chegamos lá encontramos as mercadorias com a marcas do Copa, mas não achamos nenhum boneco Fuleco", relatou a delegada.

Os donos das bancas ainda podem ser indiciados por violação de direitos autorais, crimes contra a ordem tributária e fraudes no comércio e receptação.

A venda de produtos que se apoderam de marcas da Copa é ato extremamente comum em Cuiabá. A despeito de o movimento ter registrado queda contundente depois de Chile x Austrália, lojas do centro histórico venderam neste mês 40% a mais do que igual período do ano anterior. O incremento é alavancado por itens com as cores da bandeira do Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos