Invasão estrangeira gera 30 toneladas de lixo por dia em Porto Alegre

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL

    Festa de estrangeiros toma madrugada de Porto Alegre e gera 30 toneladas de lixo a mais

    Festa de estrangeiros toma madrugada de Porto Alegre e gera 30 toneladas de lixo a mais

Depois da festa, é necessário arrumar a casa. A celebração de australianos e holandeses virou a noite no bairro Cidade Baixa, principal reduto de bares e casas noturnas em Porto Alegre. E tão logo o local começou a esvaziar, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana [DMLU] passou a organizar a área. E segundo o órgão, 30 toneladas a mais de lixo foram produzidos pela invasão estrangeira. 

"Nós temos uma média de coleta de lixo na cidade. Com a chegada de muitos turistas, houve um crescimento de 30 toneladas por dia de lixo. Principalmente nos locais de maior concentração de pessoas, como nas áreas da Cidade Baixa, da Padre Chagas, do Caminho do Gol, no entorno do Beira-Rio. São locais onde passam mais pessoas durante os dias de evento e acaba acontecendo isso", disse o diretor-geral do DMLU, André Carús, ao UOL Esporte. 
 
Para ampliar a capacidade de limpeza da cidade, o número de garis será cresceu de 60 para 100 nas regiões de maior concentração de pessoas. Desde o início do Mundial, equipes da limpeza urbana trabalham em três turnos para manter a cidade impecável. 
 
"Está tudo dentro do planejamento. O aumento no número de garis não quer dizer que tenhamos problemas, mas sim que estamos tentando deixar o serviço mais eficiente. É importante que a cidade amanheça limpa, e isso temos conseguido", ressaltou. 
 
A festa dos estrangeiros foi imensa. Na noite de quarta-feira, caminhar pelas ruas do bairro Cidade Baixa era quase impossível. O local foi tomado por brasileiros, holandeses e australianos em busca de festa. Foram horas de comemoração regada a muita cerveja. 
 
Já durante a madrugada, o lixo se acumulava pelas calçadas. Foram garrafas, latas e copos espalhados pelo chão. Até porque as lixeiras ficaram lotadas. 
 
"O comportamento dos estrangeiros tem sido bom. Não temos nenhum registro importante neste sentido", garantiu. 
 
A ampliação do número de garis começa no domingo, quando se enfrentam Coreia do Sul e Argélia, no Beira-Rio. Este jogo tende a ser o menos movimentado na cidade. Em seguida ocorrerá o de maior concentração de pessoas, entre Nigéria e Argentina, na quarta-feira da semana que vem. 
 
Restam três jogos para a cidade de Porto Alegre receber no Mundial. Além dos confrontos da fase de grupos, a capital do Rio Grande do Sul ainda será palco de uma partida das oitavas de final, dia 30 de junho, entre o primeiro colocado do grupo G contra o segundo colocado do grupo H. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos