Com show de gols perdidos, Japão empata com Grécia e classifica Colômbia

Do UOL, em São Paulo

O Japão tentou um gol até o fim, mas não conseguiu se desvencilhar da forte marcação grega e decepcionou sua torcida que compareceu à Arena das Dunas. O empate sem gols entre Japão e Grécia em Natal, um jogo que foi burocrático no começo e esquentou um pouco no fim, mantém os dois times vivos na briga pela classificação em seu grupo, mas complica a situação de ambos.

O Japão criou várias oportunidades, principalmente no final, mas pecou na finalização. O resultado, por tabela, garante a classificação colombiana. A seleção líder da chave tem seis pontos e não pode mais ser ultrapassada por dois dos três rivais.   

Fases do jogo: Superior tecnicamente, o Japão foi o time que propôs o jogo desde o começo. Essa situação ficou ainda mais clara quando os gregos perderam seu capitão, expulso com dois cartões amarelos ainda no primeiro tempo. A eficiência defensiva europeia foi então posta à prova, e os dez gregos se desdobraram para marcar seus velozes adversários.

O desafogo grego eram as raras tentativas em contra-ataque, além de lançamentos na área para Gekas, que substituiu o artilheiro Mitroglou, machucado. No segundo tempo, ficou evidente a principal falha japonesa: a finalização. O time chegou várias vezes ao ataque, mas seus jogadores pareciam ter entrado em campo com as chuteiras invertidas.

O melhor: Kawashima. A Grécia atacou pouco, mas quando conseguiu chegar ao gol japonês encontrou a segurança de Kawashima, que fez pelo menos duas defesas difíceis na partida.  

O pior: Katsouranis. O capitão grego foi expulso após duas faltas desnecessárias que lhe renderam cartões amarelos. Sua saída prejudicou a estratégia de forte marcação adotada pelo time.

Chave do jogo: o preparo físico grego. Mesmo com um homem a menos desde o primeiro tempo, a Grécia conseguiu fôlego para manter a marcação até o fim. Os jogadores se desdobraram e mantiveram um empate com tons heroicos.

Toque dos técnicos: O italiano Alberto Zaccheroni hesitou em fazer seu time avançar sobre o adversário com inferioridade numérica. A entrada de Kagawa, camisa 10 japonês, melhorou a qualidade do passe no segundo tempo, mas não foi suficiente para chegar ao gol.

Para lembrar:

O artilheiro fora. Mitroglou, cujos gols foram importantes para classificar a Grécia ao Mundial, saiu machucado no primeiro tempo. Aparentemente, ele sofreu uma contusão nas costas. Era a única esperança ofensiva dos gregos na partida.

O gol que Pelé não fez. E nem Samaras. Na volta para o segundo tempo, o veterano viu o goleiro japonês adiantado e tentou encobri-lo com um chute do meio-campo, logo após a saída de bola. Passou longe, mas assustou Kawashima.

Altos x Baixos. A seleção japonesa é a segunda mais baixa da Copa. Os gregos são os terceiros mais altos. Por algum motivo estranho, o Japão tentou fazer gols com bolas alçadas na área, mas apenas esbarrou no paredão grego.

 

JAPÃO 0 X 0 GRÉCIA

Japão: Kawashima; Uchida, Konno, Yoshida e Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe (Endo), Honda, Okubo (Kagawa) e Okazaki; Osako
Técnico: Alberto Zaccheroni

Grécia: Karnezis; Torosidis, Holebas, Sokratis, Manolas e Maniatis; Katsouranis, Kone (Salpingidis), Samaras; Mitroglou (Gekas) e Fetfazidis (Karagounis)
Técnico: Fernando Santos

Data:19/06/2014 - 19h
Local: Arena das Dunas (Natal)
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Auxiliares: William Torres (El Salvador) e Juan Zumba (El Salvador)
Cartões amarelos: Hasebe (Japão), Katsouranis, Samaras (Grécia)
Cartão vermelho: Katsouranis (Grécia)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos