Técnico da Costa Rica descarta 'sombra' para Pirlo e acena com mudanças

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Samir Carvalho/UOL

    Técnico Jorge Luis Pinto, da Costa Rica, cogita alteração mesmo após vitória contra o Uruguai na estreia

    Técnico Jorge Luis Pinto, da Costa Rica, cogita alteração mesmo após vitória contra o Uruguai na estreia

O técnico da seleção da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, já avisou que o meia Andrea Pirlo, maestro da seleção italiana, não receberá marcação individual no duelo desta sexta-feira, às 13h (de Brasília), na Arena Pernambucano, em Recife, válido pela segunda rodada da Copa do Mundo.  

"Não (marcação individual em Pirlo), vamos ficar muito atentos, mas marcação especial, não, a equipe não joga assim. Respeitamo-los, mas temos uma característica e não fazemos isso. Vamos fazer com todos (marcação)", afirmou o treinador.

Mesmo com a surpreendente vitória da Costa Rica por 3 a 1 diante dos uruguaios em Fortaleza, Jorge Luis Pinto acena com uma mudança na equipe titular. Apesar de repetir a mesma formação da estreia em treino realizado na última terça-feira, na Vila Belmiro, o treinador não descarta mexer no time. Ele faz suspense em relação à alteração, mas avisa que a possível troca faz parte de uma estratégia tática para surpreender os italianos.

"Pode acontecer uma mudança. Pode acontecer, quero observar o trabalho e definir. É uma opção tática", explicou.

O goleiro Keylor Navas segue o mesmo discurso de seu treinador. Ele elogiou o meia Pirlo, mas ressalta que a Costa Rica precisa ficar atenta com todos os jogadores da Itália.

"Temos de conhecer todos os jogadores e estar preparados para fazer um jogo inteligente e bonito. Eles possuem alguns dos melhores jogadores do mundo, então conhecemos a maneira que atuam. Será preciso ter uma boa comunicação com os companheiros para sabermos de que forma lhes causar dano", disse.

O auxiliar-técnico da Costa Rica, Paulo Wanchope, considerado um dos maiores ídolos do futebol em seu país, alerta para as jogadas de bola parada da Itália.

"É a mesma precaução que tivemos contra o Uruguai. Sabemos que (a bola parada) é o ponto forte deles, então vamos tratar de não fazer muitas faltas e cercar bem nossa área, por razões óbvias. Somos capazes disso. Vamos trabalhar e confiar nos jogadores", disse Wanchope.

O duelo entre Costa Rica e Itália pode definir a classificação de uma das seleções. Isso porque os dois times venceram em sua estreias. Enquanto os costarriquenhos bateram o Uruguai, os italianos derrotaram a Inglaterra por 2 a 1.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos