México dá recado para rivais não terem medo do Brasil: 'são vulneráveis'

José Ricardo Leite e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • REUTERS/Laszlo Balogh

    Mexicano Rafael Marquez (esq.) vê Brasil como time vulnerável

    Mexicano Rafael Marquez (esq.) vê Brasil como time vulnerável

O empate sem gols na última terça-feira contra o Brasil não foi comemorado pelos mexicanos como um ponto impossível. Após a partida, a sensação não era só de ter conseguido parar o anfitrião da Copa do Mundo, mas de que é perfeitamente possível vencê-lo desde que não se tema jogar contra ele. Foi esse o recado que o time da América do Norte diz ter dado para as outras seleções.

O meio-campista Andres Guardado disse que o México mudou a estratégia do jogo na Copa das Confederações (derrota por 2 a 0) e observou vários jogos do time brasileiro. O combinado foi de ir pra cima. E é assim que se entende que rivais podem vencer a equipe de Scolari se não exagerarem na cautela.

"Sim, é possível, acho que mostramos isso [que não há porque temer o Brasil]. Analisamos seus jogos, muitas partidas, e percebemos que todos os times ficavam esperando atrás. Esperavam um erro, e nós tentamos forçar o erro deles, e não apenas aguardar uma falha. É muito difícil dominar o Brasil em 90 minutos. Mas nós não ficamos só atrás e atacamos e fomos pra cima", falou.

"Obviamente o fato a mais que o Brasil tem de ser anfitrião lhe dá esse poder de ser favorito, mas nós entramos em campo e decidimos lá, a torcida fica de fora. Lá dentro foi 11 contra contra 11 e mostramos o que se pode fazer contra o Brasil", continuou.

O defensor Rafa Marquez foi ainda mais enfático ao dar sua opinião sobre a partida. Afirma que, quando atacado, o Brasil dá brechas. "Sim,  totalmente (o México mostrou que se deve fazer). Assim como eles têm grande poder de ataque, sofrem defensivamente. E foi o que nós aproveitamos", disse o ex-jogador do Barcelona. "Sim (mostrou que não há que se temer torcida), afinal de contas dentro de campo somos 11 contra 11, e eles também são vulneráveis", prosseguiu.

O atacante Peralta também endossou o coro dos companheiros. "Sabemos que tínhamos que atacar. São 11 contra 11 e mostramos que dá pra ganhar do Brasil. Eles têm grandes jogadores, mas também temos bons jogadores", falou.

O goleiro reserva Corona disse que pelo jogo que viu o México merecia resultado melhor por sua atitude, mesmo com o arqueiro titular sendo considerado o grande destaque da partida. "O Ochoa foi muito bem, mas não foi só isso. O time inteiro se comportou de uma maneira tranquila. Estivemos próximo da vitória o tempo todo", afirmou.

A classificação do Grupo A será definida só na última rodada, quando o Brasil enfrenta Camarões, e o México jogará contra a Croácia - croatas e camaroneses jogam ainda nesta quarta para complementar a rodada. Fato é que brasileiros e mexicanos terminarão a rodada com quatro pontos, com os primeiros levando vantagem no saldo de gols.

Mas os mexicanos estão confiantes em serem até os primeiros colocados da chave. "Não foi um empate que ficamos jogando atrás, atacamos e jogamos de igual para igual. Empatamos com o time favorito para ser campeão. Nós vamos buscar a liderança e estamos igual ao Brasil em pontos. Podemos sim ficar em primeiro e vamos em busca de mais gols que possa nos dar a liderança. Podemos jogar de igual para igual contra qualquer um", falou Guardado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos