Fifa reforça operação em Cuiabá, mas aumenta filas na Arena Pantanal

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

Quem foi aos dois jogos da Copa de 2014 realizados na Arena Pantanal, em Cuiabá, pôde notar com facilidade uma diferença: aumentou consideravelmente o número de voluntários da Fifa espalhados pelo entorno do estádio. Depois dos problemas registrados em Chile x Austrália, partida em que ambulantes circularam pela arquibancada e torcedores entraram com fogos, a Fifa resolveu mudar os parâmetros da operação e deslocou funcionários do Rio de Janeiro para a capital mato-grossense. Isso melhorou a questão da segurança, mas também criou longas filas na entrada de Rússia x Coreia do Sul.

Muitos torcedores entraram no estádio apenas depois dos 15min do primeiro tempo. A demora deve-se fundamentalmente a dois aspectos: a revista passou a ser mais rigorosa e a chegada do público foi mais concentrada em Rússia x Coreia do Sul – muita gente deixou para entrar na Arena Pantanal somente depois do empate sem gols entre Brasil e México, que terminou uma hora antes de o jogo começar em Cuiabá.

"Hoje eu estou cansada. Está muito mais difícil de trabalhar", disse uma funcionária que trabalhava perto de um detector de metais. Itens como comida e garrafas plásticas de água, que foram liberados no primeiro jogo em Cuiabá, não passaram pela catraca na última terça-feira. Cornetas, buzinas e outros aparelhos sonoros também foram vetados e depois doados a crianças que estavam no entorno da Arena Pantanal.

Para uma revista mais minuciosa e uma operação mais ágil no interior do estádio, a Fifa teve de deslocar 80 voluntários do Rio de Janeiro para Cuiabá. O bloqueio de trânsito também começou às 7h, seis horas antes do que havia sido feito no primeiro jogo na cidade mato-grossense.

Veja abaixo o que mudou e uma avaliação sobre a operação da Arena Pantanal:

O que mudou na Arena Pantanal em dois jogos da Copa do Mundo
  • Até o esquema de limpeza foi reforçado
    Funcionários não souberam precisar o tamanho da mudança, mas admitiram que houve alteração no sistema de limpeza da Arena Pantanal. O número de lixeiras no interior do estádio, por exemplo, cresceu visivelmente de um jogo para outro.
  • Revista fica mais rigorosa
    Mais objetos vetados, mais rigor na revista. Depois de torcedores terem entrado com fogos de artifício na Arena Pantanal, ato considerado inadmissível pelo COL (Comitê Organizador Local), a Fifa resolveu criar procedimentos mais rígidos para liberar a entrada de público no estádio.
  • Bloqueio de trânsito
    Atendendo a um pedido da Fifa, a SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) começou mais cedo o bloqueio nas imediações da Arena Pantanal. O espaço foi limitado às 7h de terça-feira, seis horas mais cedo do que havia acontecido no primeiro jogo no espaço.
  • Postura pró-ativa
    Além do número, mudou o comportamento dos voluntários na Arena Pantanal. Na terça-feira, havia mais funcionários com megafones. Essas pessoas orientavam o público e transmitiam avisos antes de serem abordadas por alguém que estivesse com necessidade.
  • Mais voluntários
    A Fifa deslocou 80 voluntários do Rio de Janeiro para Cuiabá para o segundo jogo de Copa na cidade mato-grossense. Segundo um deles, esse movimento foi necessário porque muitas pessoas que se inscreveram no programa para trabalhar na Arena Pantanal não apareceram na primeira partida.
O que melhorou em dois jogos na Arena Pantanal
  • Mais respeito ao "padrão Fifa"
    A Fifa tem uma lista de regras de conduta para estádios. Todas as normas estão no site da entidade, mas a maioria foi ignorada no primeiro jogo de Copa na Arena Pantanal. Na terça, porém, houve veto a líquidos, objetos inflamáveis e coisas que pudessem ser atiradas na direção do gramado.
  • Interior e banheiros ficam mais limpos
    Os banheiros, principalmente nas cadeiras mais altas, ficaram bem mais limpos no segundo jogo da Arena Pantanal. O esquema de limpeza mudou, com mais intervenções da equipe durante o dia. Ainda assim, alguns torcedores reclamaram de assentos sujos quando chegaram.
  • Lanchonetes no interior do estádio funcionaram
    No primeiro jogo, longas filas e bebidas sem gelo ? um problema no elevador da Arena Pantanal impediu o transporte do gelo do térreo até os bares de andares superiores. Na terça-feira, as filas diminuíram consideravelmente. E ninguém reclamou dos produtos servidos.
Os problemas que ainda existem na Arena Pantanal
  • Restrição a parceiros comerciais no entorno
    Com muita gente sem ingresso nas imediações do estádio e alguns bares funcionando perto do terreno, foi novamente difícil restringir alguns produtos. Fora da grade, torcedores consumiram cerveja em garrafas e latas, que nem sempre eram de marcas parceiras da Fifa.
  • Revenda de ingressos também continua
    Outra prática que a Fifa veta, a revenda de ingressos no entorno do estádio funcionou normalmente nos dois jogos da Arena Cuiabá. Torcedores que desistiam ou que tinham tíquetes sobressalentes gritavam isso abertamente e tentavam reduzir o prejuízo ? na terça, houve casos em que entradas foram vendidas por valores inferiores aos do site da Fifa.
  • Restrição de perímetro ainda não funciona
    A Arena Pantanal é um estádio localizado em região movimentada de Cuiabá. A despeito de a Fifa ter tentado criar no espaço um perímetro de restrição apenas para quem tem ingressos, o trânsito no local é permitido para moradores. Resultado: muita gente circulando nas imediações, e dois grupos, mais uma vez, dentro do terreno do estádio sem entradas para o jogo.
  • Longas filas, uma novidade
    Com uma revista mais detalhada, cresceu a fila na entrada da Arena Pantanal. Muita gente perdeu o começo de Rússia x Coreia do Sul por causa disso. Um grupo de torcedores russos sofreu para entender que não podia entrar com bandeira de mastro largo, mochila e comida.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos