Traficante mexicano preso que veio acompanhar a Copa entrou no Brasil a pé
Do UOL, em Brasília*
O narcotraficante mexicano Jose Diaz Barajas, que foi preso na noite desta segunda-feira (16) no aeroporto do Galeão, no Rio janeiro, quando tentava embarcar para Fortaleza, entrou no Brasil a pé na última quarta-feira (11), por Foz do Iguaçu, informou a Polícia Federal nesta terça-feira (17). Ele veio ao Brasil acompanhar a Copa e foi preso quando tentava embarcar com a mulher e dois filhos menores de idade para acompanhar o jogo entre a seleção brasileira e a mexicana no estádio Castelão.
Procurado nos Estados Unidos por tráfico de anfetamina, ele foi identificado ao tentar embarcar com documentos verdadeiros -- seu nome consta em uma lista de procurados da Interpol. De acordo com a PF, o traficante veio do Paraguai, onde chegou em um voo do México e, apaixonado por futebol, arriscou vir ao Brasil para acompanhar sua seleção na Copa.
De acordo com o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal, delegado Luiz Cravo Dórea, desde a entrada dele no Brasil, ele foi monitorado, em uma parceria das autoridades brasileiras, norte-americanas e mexicanas no Centro de Cooperação Policial Internacional, em Brasília.
"Conseguimos monitorar os passos desse mexicano no Brasil. Por meio do Ministério da Justiça, pedimos o mandado de prisão ao STF (Supremo Tribunal Federal), que foi atendido, no sábado", afirma o delegado. Segundo ele, havia equipes de plantão no Rio de Janeiro e em Fortaleza, e a polícia possuía até as cópias dos ingressos dele.
O mexicano está preso no Rio de Janeiro e agora aguarda a decisão sobre seu pedido de extradição, já feito pelos Estados Unidos. De acordo com a PF, desde o início das operações, o Centro de Cooperação Internacional tem recebido mais de 100 solicitações diárias relacionas à segurança pública, nacional e internacional.
* (com informações da Agência Brasil)