Salvador tem alemães de ressaca, sumiço de lusitanos e Carnaval na praia

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

A terça-feira amanheceu com cara de Carnaval em Salvador. Sol forte, praias cheias e trabalho em meio período. Os alemães acordaram tarde, por conta da comemoração da goleada de 4 a 0 contra Portugal na estreia das duas seleções na Copa do Mundo.

Os portugueses, com suas camisetas coloridas e seus cachecóis não foram vistos pelas ruas. E milhares de camisetas verde e amarelo tomaram a região do Farol da Barra para acompanhar a partida entre Brasil e México nessa tarde.

Muitos latino-americanos, que também estão na cidade, engrossaram o coro dos brasileiros. Os mexicanos não se intimidaram e se misturaram com a torcida nacional para acompanhar. A região em que a Fan Fest está montada é a mesma que abriga um dos circuitos do Carnaval baiano, tinha o clima da festa mais popular da cidade.
 
Vendedores ambulantes comercializavam bebida, produtos não oficiais, e até espetinhos, que são proibidos pela possibilidade de serem utilizados como arma branca. No interior da Fan Fest, um trio elétrico, uma charanga e bonecos gigantes - incluindo o do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ajudavam a animar a festa. Uma bandeira podia ser comprada por R$ 5. Havia fiscalização no local, porém, não muito rígida.
 
De cima da cobertura de um hotel, um grupo de alemães gritava que o título seria deles. Dezenas de brasileiros, embaixo, pediam para que eles pulassem de lá. O clima era de confraternização, porém, com o policiamento reforçado. Salvador não tem registrado casos graves de violência contra os turistas, mas os furtos são comuns.
 
A expectativa é a de que pelo menos 15 mil pessoas acompanhem o jogo do Brasil no Farol da Barra. Na partida de estreia, com um pouco de chuva, esse número foi estimado em 12 mil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos