Gana faz racionamento para garantir geração de energia durante a Copa

Do UOL, em São Paulo

A população de Gana espera poder acompanhar todos os jogos de sua seleção na Copa do Mundo. Mas para isso, terá que conviver com um racionamento de energia para que o abastecimento seja garantido.

O baixo nível água nas barragens do rio Volta fez com que a energia no país ficasse escassa neste ano. O governo já havia estabelecido o racionamento esporádico em razão do problema. Para não ter problemas durante o Mundial, Gana comprou eletricidade da Costa do Marfim, país vizinho e garantiu funcionamento em capacidade máxima das usinas.

"Estes planos são colocados em prática para que os consumidores possam assistir aos jogos de futebol ininterruptamente durante a Copa", segundo a Comissão Reguladora de Serviços Públicos.

A maior parte da energia de Gana é gerada a partir do rio Volta e o país ainda carece de fontes alternativas, como eólica e solar. Outra opção, as reserva de gás natural, estão com atraso nas obras das refinarias.

Os ganeses viram o primeiro jogo de sua seleção nesta segunda-feira, mas não gostaram muito da derrota por 2 a 1 para os EUA. O próximo encontro será contra a Alemanha, no sábado, às 16h.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos