Bélgica lembra gol anulado em 2002, mas não admite sonho de vingança

Jeremias Wernek

Do UOL, em Belo Horizonte

  • AFP PHOTO PHILIPPE HUGUEN

    Wilmots fez o gol em 2002 e agora dirige time da Bélgica 12 anos depois. Na volta ao Mundial

    Wilmots fez o gol em 2002 e agora dirige time da Bélgica 12 anos depois. Na volta ao Mundial

A última vez que Bélgica esteve em uma Copa do Mundo foi contra o Brasil. Há exatos 12 anos, Marc Wilmots via seu gol de cabeça ser anulado de forma equivocada e a equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari ganhar por 2 a 0. A derrota é lembrada às vésperas do retorno ao Mundial, contra a Argélia, nesta terça-feira no Mineirão. Mas sem deixar claro se existe ou não o sonho de vingança.

É, no mínimo, curioso. Wilmots tem dito que não alimenta nenhuma mágoa pela eliminação nas oitavas de final, em 2002. Pelo gol mal anulado. Mas ao mesmo tempo cita aquele jogo, aquela derrota, para alertar o grupo que comanda agora.

"O principal é não ter arrependimento. Em 2002, eu saí de uma Copa do Mundo com um futebol de excelente nível. Somos um país pequeno, mas não somos nem mais fracos e nem mais fortes que os outros", disse o ex-camisa 7 e agora treinador, já com contrato renovado até 2018.

O lance chave de toda a história aconteceu aos 35 minutos do primeiro tempo, em Kobe, no Japão. Wilmots saltou junto com Roque Júnior e desviou de cabeça para o fundo da rede. O árbitro jamaicano Peter Prendergast viu falta e anulou o lance.

"Eu peço que esta geração esqueça o passado e tente fazer uma nova história. Com muito entusiasmo", afirmou o antigo capitão do time e agora líder na beira do campo.

Contra a Argélia, a Bélgica terá uma safra inteiramente nova para conseguir superar o trauma vivido na Ásia. Eden Hazard, do Chelsea, e Lukaku – que atuou na última temporada inglesa pelo Everton, são as grandes esperanças ofensivas.

"Falam em geração de ouro, mas até agora apenas nos classificamos. Esperamos escrever novas páginas da história. O Hazard pode ser um dos cinco melhores jogadores do mundo, claro. É uma Copa para toda a seleção e não só para o Hazard. Sozinho não vai se conseguir nada", comentou Wilmots.

Bélgica e Argélia se enfrentam às 13 desta terça-feira e serão umas das últimas seleções a debutar na Copa do Mundo. Poucas horas depois Rússia e Coreia do Sul também entram em campo pela primeira vez. Igualmente pelo grupo H.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos