Vai ver Irã x Nigéria na Arena da Baixada? Saiba como chegar

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

O jogo entre Irã e Nigéria, às 16h desta segunda-feira, abre a Copa do Mundo em Curitiba e testará o esquema especial de transporte e bloqueio do perímetro do estádio para o evento. A Rede Integrada de Transporte promete ter a capacidade de transportar até a Arena da Baixada o contingente de 27 mil passageiros por hora – isso vale para todos os dias de jogos em Curitiba.

A programação para esta segunda-fera prevê, entre linhas de ônibus criadas, já existentes e desvios, um total de 146 viagens por hora, o equivalente a um ônibus a cada 40 segundos.

Haverá uma linha de ônibus gratuita que só vai circular nos dias de jogos em Curitiba. O trajeto será pela região central, passando pelas praças Carlos Gomes, Zacarias, Tiradentes, Osório e Rui Barbosa, e fará a ligação com o estádio. Vai circular em média a cada dez minutos, com ônibus híbrido de 80 lugares. Se necessário, será reforçada, tendo um ônibus até a cada cinco minutos.

Segundo a prefeitura, as linhas do sistema Expresso - Boqueirão, Pinheirinho Rui Barbosa e Santa Cândida Capão Raso têm paradas em estações tubo que ficam entre 800 e mil metros de distância do estádio. A administração da cidade promete que haverá reforço no atendimento nessas estações.

Também haverá reforço nas 18 linhas convencionais de ônibus que passam nas avenidas Visconde de Guarapuava e Silva Jardim e nas ruas Chile, Bento Viana, Alferes Ângelo Sampaio, Conselheiro Dantas, Alferes Poli e 24 de Maio. Também poderão ser reforçadas, segundo a prefeitura, se houver necessidade.

Haverá bloqueio nas seguintes ruas devido ao perímetro estabelecido pela Fifa no estádio:

· Rua Desembargador Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile)

· Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde)

· Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana)

· Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim)

· Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des. Westphalen)

Assim, serão os seguintes desvios nas linhas de ônibus nesta segunda-feira:

• Interbairros I (sentido anti-horário) – Desvia pela Silva Jardim e Desembargador Westphalen, voltando ao trajeto normal a partir da Conselheiro Dantas.

• Jardim Mercês / Guanabara - No sentido Guanabara desvia, a partir da Desembargador Westphalen, pela Rua Chile.  No sentido Mercês, o desvio é feito a partir da Conselheiro Dantas pela Marechal Floriano Peixoto. Retorna ao trajeto normal a partir da Visconde de Guarapuava.

• Linha Universidades - Os ônibus serão desviados no sentido centro, da Alferes Poli para a Marechal Floriano. Voltam ao trajeto normal a partir da Visconde de Guarapuava.

• Água Verde / Abranches e Juvevê / Água Verde – No sentido Abranches e Juvevê terão desvio pela Bento Viana e Silva Jardim, voltando ao trajeto normal na Alferes Poli. No sentido Água Verde o desvio será feito a partir da Rua 24 de Maio pela Silva Jardim, Desembargador Westphalen e Chile, retornando ao trajeto normal a partir da Avenida Água Verde.

• Fazendinha; Caiuá e Santa Quitéria - No sentido centro, o desvio será feito a partir da Getúlio Vargas pela Rua Bento Viana e Avenida Silva Jardim, retomando o caminho normal pela Rua Alferes Poli. No sentido bairro desvia a partir da 24 de Maio pela Visconde de Guarapuava e Rua Castro Alves.

• Alferes Poli - No sentido bairro, desvia pelas ruas Westphalen e Chile, onde retoma o trajeto normal. No sentido centro, o desvio será pela Kennedy, Marechal Floriano e Visconde de Guarapuava.

• Guilhermina - No sentido centro o desvio será feito a partir da Alferes Poli pela Kennedy e Marechal Floriano. No sentido bairro não haverá desvio de rota.

• Vila Lindóia, Dom Ático, Vila Cubas, Vila Rex, Novo Mundo  - O trecho normalmente feito pelas ruas Alferes Poli e 24 de Maio será desviado para Desembargador Westphalen e Marechal Floriano.

• São Jorge; Portão; Formosa; Nossa Senhora da Luz; Vila Izabel; Vila Rosinha; Vila Velha; Carmela Dutra; Cotolengo; Fazendinha; Caiuá; Santa Quitéria – em direção ao centro

O trajeto que normalmente é feito pela avenida Iguaçu será desviado para a Visconde de Guarapuava. O trecho que normalmente é feito pela Getúlio Vargas será feito pela Silva Jardim.

• Interhospitais - A partir da Desembargador Motta desvia pela Silva Jardim e Desembargador Westphalen. Retoma ao itinerário normal na Rua Brasílio Itiberê.

• Ligeirinho Bairro Novo - No sentido centro desvio pela Kennedy e Marechal Floriano.

• Ligeirinhos Santa Cândida/Pinheirinho e Fazendinha/Tamandaré - A estação tubo Westphalen ficará desativada nos dois sentidos. A estação tubo Água Verde ficará desativada no sentido Sul (Pinheirinho). No trajeto desta linha, no sentido Santa Cândida e Tamandaré, o desvio será, a partir da Getúlio Vargas, pela Bento Viana e Sete de Setembro. No sentido Pinheirinho e Fazendinha, desvio pela avenida Visconde de Guarapuava e Rua Castro.

• Ligeirinho Sítio Cercado - No sentido horário: com a estação tubo Westphalen desativada, o desvio será feito a partir da Getúlio Vargas pela Bento Viana e Sete de Setembro. Volta ao trajeto normal na Rua Conselheiro Laurindo. No sentido anti-horário o desvio será a partir da João Negrão, pela Visconde de Guarapuava e Rua Castro. No sentido Sul, também estará desativada a estação tubo Água Verde.

• Ligeirinho Osternack/Sítio Cercado; Curitiba/Araucária e Colombo/CIC - Desvio apenas no sentido centro, a partir da Presidente Kennedy, pelas avenidas Marechal Floriano e Visconde de Guarapuava.

• Ligeirinho CIC / Tiradentes - No sentido centro, desvio a partir da Kennedy pelas avenidas Marechal Floriano e Visconde de Guarapuava, retornando ao trajeto original na Alferes Poli. No sentido bairro, a partir da  Desembargador Westphalen, desvio pelas avenidas Sete de Setembro e República Argentina. Na rua Alferes Poli estará desativada a estação tubo Sete de Setembro.

• Ligeirinho Fazendinha / Tamandaré - O trajeto normalmente percorrido nas avenidas Iguaçu e Getúlio Vargas será feito pela canaleta da Sete de Setembro e um trecho na República Argentina. Estarão desativadas as estações tubo Westphalen, nos dois sentidos; e Água Verde no sentido Fazendinha (Sul).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos