Protesto próximo à Arena das Dunas tem bandeira dos EUA queimada
Bruno Thadeu
Do UOL, em Natal
Cerca de 150 pessoas se reuniram na tarde desta segunda-feira (16) para protestar contra a Copa do Mundo perto da Arena das Dunas, em Natal (RN), onde os Estados Unidos enfrentam Gana às 19h. O ato começou em frente ao shopping Midway, por volta das 16h20, e ocupou a avenida Antônio Basílio, a cerca de 2 km do estádio. Os manifestantes se dispersaram por volta das 18h.
A seleção americana foi alvo dos manifestantes, que queimaram uma bandeira do país. Eles criticam o que consideram gastos excessivos do governo potiguar com a segurança da equipe dos Estados Unidos. A Fifa também foi criticada pelos ativistas.
Alguns torcedores americanos que passaram próximo ao protesto chegaram a ser hostilizados por manifestantes, mas não houve consequências. Assustados, os torcedores foram orientados por pedestres e pela polícia a pegar outro caminho para chegar ao estádio.
Apesar disso, a manifestação foi pacífica. A polícia apenas cercou e observou de longe os manifestantes, eventualmente realizando revistas.