Portugal afirma que gesto de atleta era tático e não para ofender árbitro
Do UOL, em São Paulo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) veio a público para negar que Raul Meireles tenha feito gesto obsceno para o árbitro da partida Milorad Mazic enquanto ele estava de costas para o atleta português.
Uma imagem da transmissão da partida chegou a confundir alguns internautas, especialmente porque Pepe estava sendo expulso no momento.
"A Federação Portuguesa de Futebol reitera que não houve gesto para o árbitro da partida e lamenta que haja especulação como essa que pode causar um dano sério a um jogador da seleção nacional", disse a entidade por meio de um comunicado.
"A FPF deixa claro que o gesto, que foi mal interpretado, é direcionado para Bruno Alves e apenas indica instruções passadas pelo técnico Paulo Bento. Meireles estava explicando que ele precisaria sair do meio de campo para a defesa".
A imagem circulou pela internet e causou muitos comentários nas redes sociais. Pepe havia sido expulso por ter feito falta acertando a face de Thomas Müller e, logo em seguida, ter agredido o alemão com uma cabeçada.
No fim da partida, Portugal foi batido por 4 a 0 para a Alemanha nesta segunda-feira. No outro jogo do grupo, os Estados Unidos venceram Gana por 2 a 1. Na próxima rodada, o time de Cristiano Ronaldo pega os americanos na Arena Amazônia, no domingo, às 19h. Já os alemães encaram os africanos no sábado, às 16h, em Fortaleza.