Nas largadas de Neymar, Messi e C. Ronaldo, português é o único frustrado

Paulo Passos e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

Não faltam craques na disputa da Copa do Mundo – cada seleção tem o seu. Os holofotes, porém, são mais fortes sobre três jogadores: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Os três craques já estrearam com suas seleções, mas qual deles entrou no Mundial mais afiado e já deixou a melhor impressão? Dos três, o português foi o único o frustrado na rodada.

Antes do mundial, expectativa sobre o brasileiro era muito grande - há tempos a seleção não tinha uma escassez de jogadores ofensivos badalados em times de ponta da Europa como em 2014. Isso levou Felipão a tentar tirar um pouco da responsabilidade das costas do ainda jovem craque.

"Eu espero que o Neymar seja mais um", afirmou Felipão antes do jogo."Ele sendo mais um, sempre vai despontar, sempre vai fazer a diferença", completou o técnico do Brasil

Neymar foi o primeiro a entrar em campo na abertura da competição, na última quinta-feira, diante da Croácia, e não decepcionou. O Brasil tomou um susto no começo com o gol contra de Marcelo, mas o camisa 10 empatou ainda no primeiro tempo. O lance foi bonito, uma arrancada pelo meio e finalização rasteira, de pé esquerdo, que tocou na trave antes de entrar.

Com um pouco de ajuda e sorte, o craque do Barcelona marcou mais um no polêmico pênalti sofrido por Fred. O próprio jogador admitiu que a cobrança não foi ideal – o goleiro Pletikosa chegou a tocar na bola – mas a bola entrou.

Além de balançar as redes, Neymar participou bastante do jogo. Pediu a bola, arriscou dribles, finalizou, e até ajudou na defesa. Segundo o as estatítistas da Fifa, foram quatro chutes a gol, dois deles no alvo; já o site Footstats aponta acerto de 71,4% dos passes; dos dribles que tentou, acertou 66,7%. O jogador, também segundo a Fifa, ainda ajudou na marcação recuperando três bolas para o time brasileiro, e correu muito - 9,5km. Foi eleito o melhor da partida.

"O momento de ansiedade já foi. É um momento difícil, mas depois que a bola rola a vida continua. A torcida está de parabéns, nos incentivou até o final. Estava complicado. Eu tive a felicidade de acertar um chute feio, mas saiu o gol. Foi muito mais do que eu sonhava", disse, após o jogo.

Messi acerta no fim

A perda do posto de melhor do mundo para Cristiano Ronaldo não fez com que Messi deixasse de ser admirado como um dos maiores talentos da história do futebol. É praticamente um consenso, porém, que o argentino ainda está devendo grandes atuações com a camisa celeste, e, principalmente, uma grande Copa do Mundo – atuou em 2006 e 2010, e chegou a 2014 com apenas um gol nas duas edições.

Na estreia da Argentina contra a Bósnia neste domingo, o camisa 10 começou dando sinais de que poderia ter uma atuação apagada – apareceu muito pouco no primeiro tempo, não teve sucesso nas jogadas que tentou e até foi cornetado pelos brasileiros presentes no Maracanã, que gritaram "Neymar".

A entrada de Higuaín acordou o jogador, que acabou decidindo a partida: ao melhor estilo Messi, recebeu na direita, cortou para o meio, limpando dois adversários e finalizou com precisão para marcar o segundo gol argentino na vitória por 2 a 1. 

A atuação do argentino, porém, ficou um pouco abaixo da de Neymar. Além de ter marcado um gol, contra dois do brasileiro, segundo os números da Fifa, Messi finalizou menos - três vezes, só uma delas no alvo. Também ajudou menos na marcação, recuperando apenas uma bola, e correu menos durante o jogo - 8,6km. Foi uma boa atuação, mas não devastadora como as que costuma ter com a camisa do Barcelona.

""É importante começar a ganhar. Temos coisas para melhorar. O melhor foi o resultado. Não é fácil começar uma partida de Mundial pela ansiedade. O melhor foi resultado. Tivemos um grande segundo tempo porque tivemos a bola", falou depois da vitória.

Número 1 frustrado

O melhor jogador do mundo foi o último a estrear no Mundial. Baleado, Cristiano Ronaldo  terminou a temporada lesionado no Real Madrid – o próprio atacante se disse pronto para entrar em campo, mas admitiu que não estava na condição desejada.

Falando sobre o craque, um ídolo português Luís Figo fez uma comparação com o Brasil de Neymar, ressaltando que a seleção de seu país depende mais de Cristiano do que a brasileira de Neymar.

""Tudo pode acontecer para Portugal. Logico que Portugal depende muito do Cristiano. O Brasil tem muito mais jogadores. Possivelmente Portugal não tem. É só a vista da população que nós temos. Somos 11 milhões de habitantes" disse Figo.

A missão era dificílima – pela frente, a poderosa Alemanha, que se deu ao luxo de deixar Schweinsteiger, Schürrle e Klose no banco. O português começou bem – finalizou 3 vezes nos primeiros dez minutos – mas a expulsão de Pepe acabou com os planos do craque. Os alemães aproveitaram, atropelaram o adversário, e o astro do Real Madrid pouco pôde fazer para evitar  a derrota por 4 a 0.

O melhor jogador do mundo se esforçou - segundo a Fifa, chutou a gol sete vezes, e correu 9,1km. Apesar do alto número de chutes, só acertou o alvo uma vez, e não conseguiu incomodar o gol de Neuer. Não recuperou bolas, e completou apenas 25 passes. Deixou o campo bastante abatido.

Pelo primeiro tempo apagado de Messi e a contundente derrota portuguesa, Neymar saiu na frente dos rivais neste começo de Copa do Mundo. Há, porém, outros adversários de peso na disputa: Benzema, Thomas Muller, Robben e Van Persie começaram o Mundial com grandes atuações. Para ser o melhor da Copa, Neymar terá que brilhar muito ainda.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos