Franceses fazem balada na rua no RS. Mas desempenho não é o mesmo do campo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL Esporte

    Franceses tomam bar de Porto Alegre e fazem balada ao ar livre em Porto Alegre para comemorar vitória

    Franceses tomam bar de Porto Alegre e fazem balada ao ar livre em Porto Alegre para comemorar vitória

Os franceses tinham muito a comemorar na noite deste domingo. Na estreia da seleção na Copa do Mundo, uma vitória sólida por 3 a 0 sobre Honduras. E além disso, quem acompanha Les Bleus [Os azuis, em francês, apelido da seleção] no Brasil até agora, só teve oportunidade de curtir a pacata Ribeirão Preto, no interior paulista. Por isso, os poucos bares abertos até mais tarde nos bairros boêmios de Porto Alegre foram pintados de azul, branco e vermelho. Mas o desempenho não seguiu Benzema e companhia. 

"A palavra que eu mais ouvi foi não. Mas o que vale é a interação. Estou me divertindo muito", disse Chris Audaird, de 28 anos. "Eu vim direto do estádio, aqui foi nossa festa", completou Jean Francoise, de 35. 
 
De fato, enquanto a reportagem acompanhou a balada francesa, o desempenho foi bem mais fraco do que o dos comandados de Deschamps. Apenas um sortudo acabou conseguindo abrir o placar na noite. Os demais, e eram cerca de 50, passaram incógnitos pelo solo brasileiro. 
 
Em um bar no bairro Cidade Baixa, próximo ao centro de Porto Alegre, o clima virou de balada. Um veículo com som alto embalou os apreciadores de música eletrônica de um lado. Brasileiros munidos de pandeiro e tamborim improvisaram um samba do outro. E a esquina dividia quem sambava de quem se embalava nas batidas dos alto-falantes. 
 
E não foram só franceses. Hondurenhos, em menor número, mexicanos, uruguaios, todos aproveitaram a noite gaúcha, que tende a ficar mais poliglota com a chegada de holandeses e australianos nesta semana. 
 
"Vamos seguir acompanhando a França. Seremos campeões do mundo. E gostamos muito do Brasil", completou Cris, já em estado etílico avançado, algo comum aos que festejavam no local. 
 
A França se despediu de Porto Alegre. Nesta segunda-feira já treina novamente em Ribeirão Preto e se prepara para o segundo jogo no Mundial, contra Suíça, às 16h de sexta-feira, em Salvador. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos