Bélgica não se empolga com 'ótima geração' e tem meta humilde na Copa

Jeremias Wernek

Do UOL, em Belo Horizonte

  • REUTERS/Nacho Doce

    Belgas não falam em ir para as fases finais do Mundial e tentam fugir de rótulo de melhor geração do país

    Belgas não falam em ir para as fases finais do Mundial e tentam fugir de rótulo de melhor geração do país

A Bélgica ganhou destaque durante as eliminatórias para a Copa do Mundo. Oito vitórias em 10 rodadas e um futebol vistoso, com vários nomes em ascensão nas principais ligas do velho continente. Detalhes que fizeram surgir a expressão 'ótima geração belga' e conferiram ao time de Marc Wilmots o status de sensação do Mundial.

Mas o plano belga para a Copa é humilde. No discurso, os jogadores não abraçam a ideia de fazer história no Brasil, de se autoproclamar a novidade do torneio. A meta, segundo o elenco, é apenas conseguir passar da fase de grupos.

"Nosso objetivo é avançar, passar dessa fase de grupos. E depois vamos ver, olhar jogo a jogo e esperar", disse Axel Witsel. "Não é pressão isto (rótulo de ótima geração belga). Nosso time é jovem, mas estamos preparados", afirmou Lukaku.

O pé no chão belga pode levar em consideração o histórico do país em Copas do Mundo. Presente em 11 edições da competição, o time conseguiu sua melhor colocação em 1986, no México, quando chegou até a semifinal.

A campanha de 28 anos atrás, aliás, é citada quando o time tenta se afastar da fama de melhor equipe da história do país.

"Eu não sei, em 1986 a Bélgica chegou até a semifinal. Vamos ter que fazer para sermos iguais a eles", comentou o meia Chadli. "Eu concordo (com a tese deste time ser o melhor do país na história). Temos muitos jogadores de qualidade. Gente que joga em ligas fortes na Europa. Mas temos que confirmar tudo isto no Mundial. E vamos confirmar", contrapôs Witsel.

No grupo H, ao lado de Argélia, Rússia e Coreia do Sul a Bélgica não se permite nem uma brincadeira com o termo de 'ótima geração' ou sensação do Mundial. Lukaku foi reticente ao falar sobre a chance de ser a surpresa do Mundial.

"Vamos ver, vamos ver", tangenciou o atacante que atuou emprestado ao Everton na última temporada da primeira divisão inglesa. "Estar aqui é um grande jogo, mas vários times possuem jogadores de qualidade", completou.

A estreia da 'ótima geração belga' será nesta terça-feira, às 13h no Mineirão, contra a Argélia. No domingo a equipe encara a Rússia, no Maracanã, e em 26 de junho finaliza a primeira fase contra a Coreia do Sul, em São Paulo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos