Governo pede explicações à Fifa sobre falhas no acesso à Arena Pernambuco

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O governo do Estado de Pernambuco informou neste domingo (15) que pediu explicações à Fifa sobre os problemas no acesso de torcedores à Arena Pernambuco durante a partida entre Japão e Costa do Marfim, na noite do sábado.

Na porta do estádio, torcedores tiveram que esperar por mais de 40 minutos. Segundo constatou a reportagem do UOL, muitas máquinas do raio-x estavam sem funcionar, e outras estavam desativadas, o que gerou filas com mais de 200 metros nas entradas. Alguns torcedores só conseguiram ter acesso ao estádio com a bola rolando.

"Nós pedimos pedimos explicações sobre o que motivou das retenções. E eles disseram que realmente houve falhas na operação, estão avaliando e tomarão medidas imediatas para correção já na próxima partida", disse Secretário Extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

Segundo o secretário, os 64 aparelhos de raio-x foram entregues pela administração do estádio em perfeito funcionamento, mas faltaram operadores para eles na partida.

"O raio-x está dentro da Arena, que passou a ser de responsabilidade da Fifa desde 22 maio. Houve uma dificuldade no credenciamento de quem ia operar. Colocamos todos os equipamentos prontos para operar. Não foi quebra, foi falta de celeridade. Eles reconheceram o erro e que será corrigido", disse.

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco também afirmou que vai analisar a venda de produtos por ambulantes no entorno da Arena. No entorno do estádio, muitos vendedores foram flagrados vendendo capas de chuva. 

"A Fifa não nos reportou nada, é um caso a se analisar, porque temos um controle marcas, mas capa de chuva é um caso que precisa ser analisado", afirmou o coordenador de Controle e Comando Regional da Secretaria de Defesa Social, Alexandre Lucena.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos