Deschamps não se ilude com vitória e espera "final" contra Suíça

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

A vitória com autoridade por 3 a 0 sobre Honduras, na tarde deste domingo, em Porto Alegre, não iludiu o técnico da França, Didier Deschamps. Logo após a partida, o treinador já adotou um discurso voltado para a "final" contra a Suíça.

"Bom, pode ser (encarado como uma final). A nossa equipe pode ganhar este jogo, vamos ver. Eles venceram hoje. Eles são cabeça de chave do grupo, mas estamos bem e vamos aproveitar", analisou em entrevista exibida pelo SporTv.

A França encara a Suíça no próximo dia 20, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jogo já é encarado como decisivo porque os suíços venceram o jogo contra o Equador por 2 a 1. Além disso, o próximo adversário pelo grupo E chegou à Copa como cabeça de chave, enquanto os franceses vieram da repescagem. 

Apesar do discurso focado na próxima rodada, Deschamps elogiou o desempenho do time na vitória deste domingo. Para o técnico francês, nunca é fácil vencer por 3 a 0 em uma estreia. Logo, os jogadores precisam aproveitar o momento. 

"Nunca é simples ganhar de 3 a 0, estamos de parabéns.Eu acredito que tivemos um início perfeito. Foi um jogo muito importante e temos a nossa frente à seleção de Honduras, que jogava com alta qualidade, defenderam com muita agressividade e foi complicado para nós. No segundo tempo tivemos mais espaço, fizemos terceiro e poderiamos fazer mais. Eles devem aproveitar. É um prazer vencer. Vamos nos recuperar e nos vemos em cinco dias", disse. 

O técnico da França aproveitou para falar sobre o jogo duro de Honduras, que contou com entradas fortes e irritou alguns jogadores franceses, como Progba, que revidou em um chute e levou um cartão amarelo. Deschamps revelou que precisou conversar com seus atletas para que evitassem perder a cabeça. 

"Obviamente, meu jogador sofreu uma entrada dura. Não vi exatamente, mas ele teve uma reação que poderia ter tido consequência. Avisei o Paul (Progba), disse que tinha um amarelo no primeiro tempo, e não poderia acabar um jogo com 10 homens. Tem que saber se controlar emocionalmente", afirmou.

Deschamps também brincou com uma lembrança sobre 1998. Na ocasião, a seleção francesa estrou com 3 a 0 sobre a África do Sul. 

"3 a 0 é melhor que 2 a 0. Eu acho que a gente tem que dar valor ao primeiro jogo. Agora, vamos nos recuperar bem e sabemos o que há para o duelo com a Suíça. Teremos que voltar ao campo, mas depois de curtir a vitória", comentou. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos