Para apressar recuperação, seleção usa calça especial após jogos; entenda
Gustavo Franceschini e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em São Paulo
No início de uma longa e cansativa caminhada em busca do hexa, a seleção adota algumas precauções para não perder ninguém no caminho. Preocupada com a recuperação muscular dos jogadores, a comissão técnica da seleção brasileira pediu que os jogadores usassem uma calça especial após os jogos com o objetivo de minimizar o desgaste.
A peça tem como objetivo comprimir as pernas dos jogadores e, por isso, é feita de material muito elástico, visualmente semelhante ao "neoprene" usado por surfistas. Os jogadores não reclamam.
"Essa calça tem ajudado muito mesmo. O pessoal do departamento médico explicou que ela acelerava a recuperação muscular e dá para sentir. É uma tecnologia que já vimos na Europa e é sempre bom trazer para cá. Qualquer coisa que nos ajude a sair na frente das outras seleções está valendo", disse Bernard.
O atacante do Shakhtar Donetsk é só um dos vários jogadores que deixaram o Itaquerão, depois da vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, com a calça especial. Além dele, vários outros jogadores, como Thiago Silva e Oscar, também fizeram o mesmo.
"Dá para sentir o efeito rapidamente. É importante para mim, ainda mais pelo desgaste que tive. Estava esgotado ao fim do jogo e sei que a calça vai acelerar essa recuperação. No dia seguinte o jogador já é capaz de estar inteiro", disse Oscar.
"Ela serve para diminuir o edema que todo atleta sente com um esforço mais intenso. No dia seguinte você normalmente tem aquela dor muscular, a coxa fica maior. Essa compressão ajuda a diminuir o edema, melhorar o quadro de dor", disse Turíbio Leite, fisiologista que já trabalhou no São Paulo.
Segundo Bernard, quem não usa na saída do estádio precisa vestir a peça na Granja Comary, já que ela faz parte do processo de recuperação. Turíbio explica que a agilidade é fundamental. "Isso tem de ser feito no dia do jogo. O quanto antes melhor", disse ele.
O método, é claro, é só parte de um planejamento feito pela comissão. Para não desgastar os atletas, houve uma preocupação em dosar treinamentos com cargas de trabalho individuais. Na última sexta, por exemplo, só os reservas foram para o gramado. Quem jogou um dia antes ficou na área interna da Granja Comary com reforços físicos.